Conecte-se conosco

Notícias

Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada no Pará

Publicado

A Febre Aftosa é uma enfermidade causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus). É uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais e acomete animais biungulados como: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Esta doença pode acometer rapidamente criações inteiras.
Visando combater a doença, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) avisa aos produtores rurais que a campanha de vacinação contra Febre Aftosa – Etapa Novembro 2023, que abrange 127 municípios, foi prorrogada no Pará. 
O gerente do Programa de Erradicação da Febre Aftosa, fiscal agropecuário George Santos, explica que a forte estiagem registrada na Amazônia este ano acabou gerando o pedido de prorrogação ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), atendendo a uma solicitação de produtores rurais do oeste do Pará, região mais afetada pela seca dos rios.
“Os efeitos do fenômeno El Niño na Amazônia, principalmente na região do Tapajós, dificultou o acesso aos municípios. Os produtores rurais alegaram que estavam com dificuldade logística para realizar o transporte da vacina e também ficou complicado o trânsito dos animais que tinham de percorrer longas distâncias”, explicou o fiscal. 
CONTEÚDOS RELACIONADOS:Meio ambiente também gera bons negóciosSustentabilidade está atrelada à responsabilidade socialEconomia Sustentável: cobrar dos países ricos é fundamental
Com o aval do Mapa, o calendário da vacinação ficou com as seguintes datas:  
– Comercialização e aplicação da vacina contra Febre Aftosa até 22 de dezembro de 2023. 
– Declaração da vacina até 29 de dezembro de 2023. 
Etapa novembro A última etapa do ano da vacinação contra a febre aftosa no Pará iniciou em 1º de novembro e terminaria em 30 de novembro. De acordo com a Adepará, nesta etapa, o produtor deve vacinar bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade. Mais de 11 milhões de animais devem ser vacinados nesta etapa (11.327.869), a maioria bovinos (11.066.132). Os bubalinos são em torno de 261.737.
Rebanho De acordo com a Gerência do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa da Adepará, o índice pecuário do Pará aponta a existência de um rebanho bovino formado por 25 milhões 946 mil 824 animais. Já o rebanho bovídeo, que abrange bovinos e bubalinos, é de 27 milhões 046 mil 689 animais.
Novo sistema A Adepará mudou o sistema de informações agropecuárias com o objetivo de agilizar os processos agropecuários do Estado. Desenvolvido pela área técnica da autarquia, o Sigeagro (Sistema de Gestão Agropecuário do Estado do Pará) está em funcionamento desde o dia 1º de novembro. Para facilitar a declaração da vacina, foi desenvolvido um tutorial para orientar o produtor a utilizar o Sigeagro (Entrar | Sistema de Gestão Agropecuário do Estado do Pará  – adepara.pa.gov.br). Em caso de dúvidas, o produtor deve entrar em contato com o suporte do sistema: (91) 98438-8720.
Retirada da vacina A vacinação ainda é obrigatória no Pará e deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2024, após isso deverá ser suspensa e o Estado deve obter um novo status sanitário de Zona Livre de Aftosa Sem Vacinação. Com isso, os trabalhos de defesa sanitária que garantem a qualidade do rebanho serão mantidos e intensificados.Quer saber mais sobre as notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp.
Atualmente, o Pará é considerado área livre de aftosa com vacinação e a Agência de Defesa vem desenvolvendo diversas ações estratégicas previstas no Plano Estadual de Erradicação da Febre Aftosa para obter o novo status sanitário, com 88% delas já concluídas.
A retirada da vacina possibilitará a abertura de novos mercados para o setor pecuário paraense, agregação de valor aos produtos de origem animal, geração de emprego e renda, além de outros incentivos à produção pecuária.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Esportes1 mês atrás

“Muito mídia, pouco jogo”: Neymar retorna ao Santos, mas enfrenta desconfiança

O retorno de Neymar ao Santos, oficializado em janeiro de 2025, foi cercado de grande expectativa por parte da torcida...

Notícias1 mês atrás

Dia Internacional da Mulher: Celebrando Conquistas e Reafirmando Compromissos

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, prestamos homenagem a todas as mulheres que, com sua força,...

Notícias2 meses atrás

Erro de digitação da Liesa nas notas da Grande Rio gera polêmica no Carnaval 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta quinta-feira (6) o mapa oficial das notas do Carnaval 2025,...

Notícias3 meses atrás

Belém celebra 409 anos com programação especial

A cidade de Belém completa 409 anos neste domingo (12), com uma programação repleta de atividades que vão desde celebrações...

Notícias4 meses atrás

Adolescente morre em Moju após ser atingido por disparo acidental de arma caseira

Um trágico incidente resultou na morte do adolescente Arthur Maia de Souza, de 14 anos, na zona rural de Moju,...

Entretenimento4 meses atrás

Justiça Mantém Suspensão de Show de Joelma em Santa Bárbara do Tugúrio

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou, nesta semana, o pedido da Prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio...

Segurança Pública4 meses atrás

Pará Avança em Segurança Pública: Conheça as Cidades Mais Seguras do Estado em 2024

O estado do Pará tem registrado avanços significativos em segurança pública, refletidos em recentes rankings nacionais. De acordo com o...

Destaque