Conecte-se conosco

Notícias

Planetário realiza observação do eclipse no sábado (14)

Publicado

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizará a observação do fenômeno do eclipse solar que ocorre no próximo sábado (14), e será visível em todo o Brasil, com algumas regiões que poderão observá-lo como anular. A entrada do público será limitada a 1.500 pessoas e os ingressos, distribuídos gratuitamente por meio de inscrição online, já estão esgotados.
“Este é um evento muito significativo, pois foi decorrente do Eclipse Solar Anular ocorrido em 29 de abril de 1995 que justificou, há 24 anos, a implantação do nosso Planetário do Pará -Sebastião Sodré da Gama. Será um momento de contemplação de um fenômeno astronômico, muito aguardado, pois o último, ocorrido em 2021, não foi possível ser visualizado em nosso país”, afirma o atual diretor do Planetário, José Roberto Alves.
O que é o eclipse?
Segundo Reginaldo Corrêa, técnico em Física do Planetário, “o eclipse solar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Lua está posicionada entre o Sol e o planeta Terra e há o alinhamento entre os três astros. Os eclipses solares ocorrem cerca de duas vezes ao ano e registrados durante a fase nova da Lua”.
O eclipse terá visibilidade anular, como uma espécie de “anel de fogo” decorrente da posição entre Lua, Terra e Sol. A anularidade poderá ser vista em regiões do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, podendo apreciar o eclipse anular. No restante do país, o fenômeno será visível como parcial.
Confira as recomendações para a observação:O que evitar?

Óculos de sol comuns (ou vários pares de óculos de sol), densidade neutra ou filtros polarizadores (como aqueles feitos para lentes de câmeras);Vidro fumê;Filme fotográfico ou chapas de Raio X (não exposto, exposto ou revelado);DVDs;Quaisquer outros materiais sobre os quais se possa ter ouvido falar para visualização solar não são seguros;Vidro de solda com numeração MENOR que n°14 não são recomendados para observação solar.Alguns filtros e visualizadores solares seguros:

Óculos para eclipses;Visualizadores solares portáteis e/ou folhas ou rolos de material de filtro solar para visualização direta da face brilhante do Sol;Filtros solares para telescópios, binóculos e lentes de câmeras;Filtros Solares para Smartphones;Projetores ópticos solares são dispositivos usados para observação solar indireta. Eles usam lentes e espelhos para projetar uma imagem do Sol em uma superfície branca;Vidro de solda n° 14.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo4 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque