Notícias
BRAGANÇA/PÁ: VAZAMENTO DE PETRÓLEO PODE CHEGAR NA PRAIA DE AJURUTEUA.
Considerado o maior desastre ambiental registrado do Brasil nos últimos anos, o vazamento de óleo que atingiu mais de 50 prais do Nordeste Brasileiro pode chegar na praia de Ajuruteua em Bragança a qualquer momento, atingindo também Salinas, Vigia e outros municípios do estado do Pará que são banhados pela costa para o Oceano Atlântico.
As Defesas Civil e Municipal já estão trabalhando juntas para monitorar a região Nordeste do Pará, de acordo com Ubiranilson Oliveira que é o coordenador da Defesa Civil Municipal “as manchas de óleo chegaram na divisa do Pará com o Maranhão através do Rio Gurupi, e com isso equipes da defesa civil do estado em parceria com especialistas nesse tipo de situação estão usando helicópteros do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (GRAESP) para sobrevoar o município de Viseu no Pará e Carutapera no Maranhão para poder ver medidas que façam com que esse óleo seja retido e não pegue tanta força e após o monitoramento aéreo de Viseu, será a vez de Augusto Correa e logo em seguida Bragança. Mais as nossas equipes da Defesa Civil do Município já está se antecipando para essa situação, mais o alerta já esta dado esse vazamento deve chegar em Ajuruteua a qualquer momento”.
Em praias que já foram atingidas por esse vazamento de óleo, materiais encontrados já foram analisados pelo: Ibama, Marinha, Petrobras e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que apontaram para petróleo cru. Passados mais de 30 dias do início do acidente ambiental, a grande dúvida que persiste é: de onde vem desse petróleo?
Em todos os oito Estados onde apareceram, apenas na Bahia no Nordeste ainda não registrou o problemas, as manchas possuem a mesma característica: densa e viscosa, de coloração preta e com capacidade de boiar na água.
O mistério tem intrigado órgãos ligados ao meio ambiente e até agora, o óleo já matou sete tartarugas e uma ave, e as manchas foram registradas em 113 praias de diversas regiões do Brasil, com isso um centro de tratamento de animais atingidos foi montado no Rio Grande do Norte.
Reportagem: Fabrício Bragança.
Foto de Ajuruteua: Fabrício Bragança.
Foto do Vazamento: Divulgação.
You must be logged in to post a comment Login