Conecte-se conosco

Notícias

21ª Parada do Orgulho LGBTI+ Belém será neste domingo (24)

Publicado

No próximo domingo, 24 de setembro, as ruas do centro da capital paraense serão tomadas por pessoas, de todas as cores, gêneros, idades e orientações sexuais, reivindicando respeito e inclusão na 21ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Belém, realizada por um coletivo de movimentos sociais ligados à causa e com apoio da Prefeitura de Belém.
A parada terá como ponto de partida o cruzamento entre a avenida Presidente Vargas com o Boulevard Castilhos França, com concentração a partir das 12h e saída às 15h, tendo como destino final a praça do Operário, em São Brás. 
Para todos
Com o tema “Diversidade, inclusão, acesso e respeito”, a  Parada do Orgulho LGBTI+ de Belém este ano busca incluir e cobrar direitos para todos os  LGBTI+  da cidade, não importando sua origem, raça, classe social e limitações físicas e intelectuais.
“Quando a gente fala da população LGBTI+, a gente fala de uma população diversa. Então, o tema da parada deste ano é baseado nesse acesso total da nossa população. Espero que a gente consiga garantir que todos tenham acesso aos espaços e políticas”, explica um dos coordenadores do evento, Brunno Gomes. 
DJs, drag queens e artistas locais devem animar o ato por respeito à diversidade em Belém, em trios elétricos. A expectativa da organização é que este ano a Parada de Belém reúna 600 mil pessoas. Para isso, 30 agentes da Guarda Municipal, a pé e em motocicletas, e duas viaturas e duas motocicletas da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) devem prestar suporte na garantia da segurança das pessoas e do trânsito, na concentração, no trajeto e na dispersão da parada. 
Olhar sensível 
De acordo com a coordenadora da Diversidade Sexual de Belém, Jane Patrícia, a parada é uma importante ferramenta no combate à discriminação e à violência contra as pessoas LGBTI+ e serve também para reafirma e existência dessa população.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
LGBTs+: a assistência social na garantia de direitosSTF reconhece homotransfobia como crime de injúria racial“A Prefeitura de Belém, sob o comando do prefeito Edmilson Rodrigues, tem esse olhar sensível sobre a causa LGBTI+, por isso sempre apoia a ideia de uma Belém inclusiva e diversa”, pontua Jane. 
A titular da pasta municipal da Diversidade destaca ainda grandes conquistas para a comunidade LGBTI+  somente durante a gestão de Edmilson Rodrigues, como a Criação do Conselho Municipal da População LGBTI+ de Belém e a Casa de Acolhimento de Pessoas LGBTI+, cujo projeto está em andamento).  
Homenagem
A presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Inês Silveira, foi a escolhida pelos movimentos LGBTI + da cidade para ser a madrinha da parada de 2023. “O movimento LGBTI+ na cidade de Belém é legitimado não só pela população, mas, em especial, por uma gestão democrática, que hoje está à frente da cidade, e é com esse olhar que estou feliz com a indicação de madrinha da parada”, diz Inês.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias3 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias4 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo4 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque