Conecte-se conosco

Notícias

Governo do PA anuncia nova Usina da Paz em Bragança

Publicado

Neste sábado (13), o governador Helder Barbalho realizou assinatura da ordem de serviço para a construção da Usina da Paz, em Bragança, na região de integração do Rio Caeté. Esta será a 12ª UsiPaz no Estado, um grande e moderno complexo comunitário que já se destaca no Brasil como modelo de política pública social e cidadania.
“Esse é um dia importante, é o início das obras da Usina da Paz, em Bragança. Esse que é o programa mais extraordinário de inclusão, cidadania, de oportunidades. Hoje as obras iniciam e, a partir de agora, o município receberá essa conquista”, informou o governador Helder Barbalho.
Durante o evento, foram entregues 30 coletes balísticos para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e 8 rádios para a Guarda Municipal, 2 ambulâncias, 1 microônibus e 1 carro para o município, assim como entregas de benefícios educacionais, do CredCidadão e o “Sua Casa”, programa da Companhia de Habitação do Pará (Cohab).
Ainda durante o discurso, o governador anunciou diversos investimentos em parceria com o município para a região. “Devemos iniciar as obras da estrada que liga a BR-308 à BR-316, a estrada do Montenegro, que é um sonho antigo desta região, um investimento importante do Governo do Estado. Devemos também entregar, junto a prefeitura e no aniversário da cidade, a Policlínica de Bragança além dos benefícios entregues hoje, portanto um conjunto de ações que chegam para reforçar cada vez mais a parceria com o município de Bragança com o governo do Pará, em favor da nossa população”, concluiu.
Estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, o prefeito de Bragança Raimundo Nonato de Oliveira “Raimundão”, o secretário de articulação da cidadania, Igor Normando e demais autoridades estaduais e municipais. 
Oportunidades – Em breve, os moradores da pérola do Caeté vão poder usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.
A pescadora Roseane Lisboa, mora em uma vila, próximo a Bragança, trabalha catando caranguejo e disse que a região precisa dos serviços da Usina da Paz. “Achei muito bom, Bragança precisa desse projeto, principalmente para os jovens que as vezes ficam ociosos, sem fazer nada”, pontuou.
Para a moradora Antonia Leideleia, de 50 anos, a UsiPaz marca um novo momento para Bragança. “Moro num bairro vizinho aqui de onde será a usina, as vezes precisamos ir para outro lugar tirar tirar documentos ou fazer uma consulta, então vai facilitar muito a nossa vida.
O guarda municipal Franciel Coelho, de 41 anos, estava com o filho, Miguel Coelho, de 7 anos, e ficou animado ao saber dos serviços que serão ofertados. “É muito importante ter esses espaços aqui na nossa região, principalmente para as crianças, vou querer colocar o meu filho com certeza, ele quer fazer natação”, afirmou o guarda.
“Estamos orgulhosos de trazer as obras da Usina da Paz para Bragança, fruto do compromisso do governo estadual. Serão mais de 70 serviços intersetoriais disponibilizados pelas secretarias estaduais e órgãos parceiros, abrangendo desde atendimento médico, odontológico e psicológico até consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas e cursos profissionalizantes. Essa iniciativa é um investimento valioso na qualidade de vida da nossa comunidade, e o melhor de tudo é que todos esses serviços serão oferecidos de forma gratuita, garantindo o acesso igualitário a todos os cidadãos”, informou Igor Normando, o titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o projeto.
Parceria – As obras serão executadas pela empresa Vale, em um terreno localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, S/N, Vila Sinhá. As etapas de topografia e sondagem do terreno já iniciaram.
Atualmente, estão em funcionamento nove complexos no Estado, a UsiPaz Amintas Pinheiro, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua; a UsiPaz Cabanagem, em Belém; a UsiPaz Antônia Corrêa, no bairro Nova União, em Marituba; a UsiPaz Padre Bruno Sechi, instalada no bairro  Benguí, também em Belém; as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, desde maio e junho, respectivamente; e UsiPaz Jurunas/Condor; a UsiPaz Terra Firme; e a mais recente a UsiPaz Guamá, também na capital do Estado.Estão em obra, as UsiPaz de Altamira e Marabá.
Frank Pinheiro, comerciante, de 42 anos, estava com a esposa Michele Farias que juntos trabalham com o projeto AmePet na cidade. Eles estão ansiosos para a chegada da UsiPaz. “O governo está de parabéns com o apoio desses serviços, para quem precisava de um curso, dr uma atividade física. É transformador para nossas vidas, esse terreno não tinha funcionalidade pra gente, agora vai realizar os sonhos dos bragantinos”, finalizou.
Saiba mais – As Usinas da Paz são grandes complexos comunitários, com área construída de aproximadamente 5000 m2, que contemplam prédios específicos para diversas atividades, como: teatro, quadra poliesportiva, dojo de artes marciais, um prédio de assistência, destinado à prestação de serviços do Estado à população (emissão de documentos, consultas médicas, etc..) e um prédio chamado Usina, destinado a atividades de qualificação profissional e educação.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Pará4 semanas ago

Milhares de Fiéis Participam da Marcha Para Jesus em Ananindeua

Neste sábado (24), a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi palco da Marcha Para Jesus, considerada o...

Esportes2 meses ago

Motocross, Música e Emoção: O Julho Memorável de Portel no Marajó

Portel, no Marajó, viveu um julho inesquecível com uma programação cultural e esportiva intensa, atraindo milhares de pessoas. O ponto...

Notícias3 meses ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque3 meses ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque3 meses ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque3 meses ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque4 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Destaque