Conecte-se conosco

Esportes

Tucuruí se prepara para receber o XII Torneio de Pesca Esportiva da Amazônia

Publicado

O município de Tucuruí, no sudeste paraense, será palco pela 12ª vez do Torneio de Pesca Esportiva da Amazônia (Topam). De 24 a 28 de maio, o evento contará com a participação de mais de 350 pescadores esportivos de todo o país, que se juntarão para capturar o gigante dos rios amazônicos, o Tucunaré, no Lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Rio Tocantins. As inscrições já estão abertas.

O Topam é um evento reconhecido em todo o território nacional e internacional, tendo sido promovido durante onze anos, de setembro de 1996 a julho de 2006, divulgando o Pará como um grande potencial pesqueiro. Em 2003, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) reconheceu o evento como Ícone da Pesca Esportiva no Brasil. Após dezesseis anos, o torneio está de volta, com o compromisso de alavancar a pesca esportiva, o turismo e a economia do estado, de acordo com Márcio Guedes, secretário de Turismo de Tucuruí.

“Nossa cidade deve receber turistas do Brasil inteiro, todos para prestigiar esse evento que já é tradição na nossa região e infelizmente estava anos sem apoio para realização. Agora, voltamos com tudo e vamos aquecer o turismo local, os hotéis, restaurantes, comércio, fazer a economia girar na região, além de mostrar ao País e mundo a potência que somos na pesca sustentável”, aposta o chefe da pasta.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Lago da Usina Hidrelétrica de Tucurí, local do torneio. (Divulgação)

Durante os quatro dias do evento, o Topam, sediado em Tucuruí, no sudeste do Pará, promoverá palestras com temas como Manuseio Responsável, Pesca Esportiva e outras técnicas da atividade, ministradas pelo especialista do segmento, Rubens de Almeida Prado (SP), mais conhecido como Rubinho, direcionadas aos participantes, população local e pescadores. Além disso, haverá competições adultas e infanto-juvenis, bem como shows musicais com atrações locais e nacionais.

A realização do torneio é do Instituto Centro de Apoio Humanitário da Amazônia (ICAHAM), com apoio do Governo do Pará, Prefeitura de Tucuruí e Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A. A coordenadora do evento, Elza Queiroz, está animada com o retorno do torneio e espera que, além dos participantes, o evento atraia cerca de 3 mil visitantes para prestigiar a programação.

“Apesar do tempo que ficou sem ser realizado, o Topam criou raízes por ter sido pioneiro no segmento, deixando um legado e claro, saudades nos pescadores e fãs da pesca esportiva. Portanto, a volta será incrível e a economia do Estado e do município será beneficiada. Vamos movimentar o esporte da pesca, turismo e cultura, e tudo isso deve trazer à região muitos turistas”, comenta Elza Queiroz.

Premiação para os vencedores. (Divulgação)

Pesca sustentável

A pesca é uma atividade ancestral que estabelece uma estreita relação entre o homem e a natureza, sendo uma das maiores potencialidades econômicas da Amazônia. Dentro deste segmento, a pesca esportiva é uma evolução da pesca amadora, popularmente conhecida como “pesque e solte”, atraindo entusiastas engajados na preservação ambiental.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

A sustentabilidade é uma das bandeiras do Topam, cujo objetivo é promover a pesca responsável e a preservação da natureza. Depois de fisgado, o Tucunaré é avaliado para fins de controle da competição e, em seguida, devolvido vivo ao lago. Este sistema contribui para preservar a espécie do Tucunaré.

Além da preservação da vida aquática, a organização do evento também se compromete em lutar pela preservação ambiental e pela sua sustentabilidade, buscando parcerias e incentivos para criar políticas públicas que garantam a continuidade do turismo ecológico na região e a implantação de projetos socioeconômicos. Este trabalho envolve a fiscalização e a proteção do lago contra aqueles que praticam a pesca predatória.

SAIBA MAIS
[[(standard.Article) ICMBio autoriza pesca esportiva em unidades de conservação ambiental]]
[[(standard.Article) Governo discute reduzir frota pesqueira e incluir pescador no setor de Turismo]]
 

Como participar

Interessados devem fazer inscrição no site do Topam (www.topam.com.br) até o dia 24 de maio. As equipes podem ser compostas por até três pescadores que devem competir em apenas uma das duas categorias: Categoria Comum e Categoria Especial.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

O regulamento diz ainda que todos os competidores deverão estar com seu Registro de Pescador Amador -“pesca embarcada” atualizado. Será obrigatório o uso da técnica “Pesque e Solte”. A inscrição custa R$ 550 por pescador com Kit Topam incluso, contendo camiseta, boné e sacola personalizada.

Serviço:

XII Torneio de Pesca Esportiva da Amazônia
Data: de 24 a 28 de maio de 2023
Local: Lago da Hidrelétrica de Tucuruí – Pará
Inscrições: http://www.topam.com.br
Programação completa em anexo.
Dúvidas ou solicitação de entrevista: (91) 982474410 (Daleth Oliveira – assessora de imprensa do XXI Topam)

Fonte: Esporte – OLiberal.com 

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias4 semanas ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque4 semanas ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque4 semanas ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque1 mês ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque2 meses ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Cultura3 meses ago

Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na manhã desta quinta-feira (18) a...

Notícias3 meses ago

Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua

Uma recente operação policial em Ananindeua, Pará, desencadeou uma série de desenvolvimentos cruciais na investigação de uma organização criminosa atuante...

Destaque