Esportes
STJD Marca Julgamento de Jogadores Investigados na Operação Penalidade Máxima II
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agendou para a próxima quinta-feira (1º) o julgamento de oito jogadores envolvidos na Operação Penalidade Máxima II. Os atletas convocados são: Moraes, Gabriel Tota, Paulo Miranda, Eduardo Bauermann, Igor Cariús, Fernando Neto, Matheus Gomes e Kevin Lomónaco. Eles correm o risco de enfrentar suspensões de até 360 dias.
A sessão de julgamento da próxima semana refere-se exclusivamente à esfera da justiça desportiva. Os oito atletas foram denunciados pela Procuradoria com base em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD):
Art. 191: Deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de regulamento, geral ou especial, de competição.
Art. 243: Atuar deliberadamente de forma prejudicial à equipe que defende.
§ 1º Caso a infração seja cometida mediante pagamento ou promessa de qualquer vantagem, a pena será de suspensão de 360 a 720 dias e eliminação em caso de reincidência, além de multa de R$ 100,00 a R$ 100.000,00.
Art. 243-A: Atuar de forma contrária à ética desportiva, com o objetivo de influenciar o resultado de partida, prova ou equivalente.
A infração mais grave está relacionada ao Artigo 243, o qual pode resultar em suspensões de 180 a 360 dias para os atletas. O Artigo 243-A prevê suspensões de seis a 12 jogos. Além disso, todos os jogadores têm a possibilidade de receber multas. De acordo com o CBJD, as penalidades são cumulativas.
Fonte: Esporte – OLiberal.com