Esportes

Seleção Brasileira: Veja as semelhanças e diferenças entre Fernando Diniz e Carlo Ancelotti

Published

on

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escolheu Fernando Diniz para ser o treinador interino da seleção brasileira, encarregado de conduzir a equipe até a chegada de Carlo Ancelotti, prevista para meados de 2024.

Em um vídeo publicado nas redes sociais da CBF, o presidente da instituição, Ednaldo Rodrigues, comentou sobre a escolha: “Fernando Diniz é um treinador que tem uma proposta de jogo muito semelhante à do treinador que assumirá a seleção brasileira a partir da Copa América, o Ancelotti. Eles têm quase o mesmo estilo de jogo.”

Semelhanças

Carlo Ancelotti, no Real Madrid, utiliza o jogo funcional, conhecido no Brasil, assim como Fernando Diniz. O conceito inicial é o mesmo, mas isso não significa que sejam idênticos.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

A maior semelhança entre os dois está no jogo de aproximação. Tanto o Real Madrid quanto o Fluminense concentram seus jogadores no lado ativo da bola, não atacam de forma simétrica e não limitam o espaço de ação dos jogadores.

Diferenças

Ancelotti faz um uso mais amplo da largura do campo, normalmente mantendo um jogador aberto no lado oposto onde a equipe concentra a maioria dos jogadores, um conceito conhecido como “lado fraco”. Por outro lado, Diniz prefere um bloco mais estreito, sem expandir tanto o campo durante a fase ofensiva.

Além disso, Carlo também utiliza mais o conceito de espaço de força, buscando o jogo nos corredores laterais, com amplitude, dribles, cruzamentos e passes de retorno, especialmente com Vinícius Júnior.

Em termos estratégicos, Carlo é mais flexível e se adapta aos jogadores que compõem a equipe e aos adversários que enfrenta, podendo adotar uma abordagem mais conservadora quando necessário. Já Diniz é mais “radical” e tenta manter sua filosofia de toque de bola curto quase a qualquer custo.

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Recentemente, em entrevista à La Gazzetta dello Sport, Ancelotti afirmou: “Um bom treinador é aquele que adapta o jogo às características dos jogadores”.

Fonte: Esporte – OLiberal.com 

Deixe seu comentário

Destaque

Sair da versão mobile