Conecte-se conosco

Notícias

Sede do CNPE é invadida e atacada por bandidos em Belém

Publicado

A sede do Conselho Nacional das Populações Extrativistas em Belém (PA) foi invadida na madrugada deste sábado (22) por bandidos armados. Alguns membros que dormiam na instituição foram espancados, e itens foram roubados.
A invasão aconteceu por volta das 4 da manhã. No momento, dois dirigentes do CNPE dormiam em compartimentos diferentes da casa, segundo uma das vítimas.
Quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, invadiram a sede do Conselho. Ainda segundo o relato das vítimas, outros bandidos aguardavam em veículos do lado de fora da casa, localizada no bairro Guamá.
Durante o espancamento, os bandidos fizeram várias ameaças. As agressões só pararam depois que vizinhos perceberam uma movimentação estranha no local e acionaram a polícia.
Os invasores levaram documentos e roubaram dinheiro e equipamentos. Entre os itens roubados, estão antenas digitais do projeto “Conexão Povos da Floresta”, que seriam instalados em territórios indígenas, extrativistas e quilombolas.
“Eles devem ter quebrado a corrente do portão e só percebemos quando já estavam dentro. Fomos agredidos com socos e chutes”, afirmou Robson Costa dos Santos, dirigente do CNPE.
Alvo seriam as lideranças. O secretário-geral do CNS, Dione Torquato, diz que os agressores citavam os nomes das lideranças e diziam que a invasão era para dar um recado, para que a organização parasse de fazer denúncias, “Se isso não acontecesse, outras pessoas iriam voltar lá a mando da mesma pessoa para executá-los”, disse.
Caso está sendo investigado. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará informou que o roubo no Conselho Nacional das Populações Extrativistas foi registrado e está sendo investigado pela Polícia Civil. Ainda segundo o órgão, após o registro do caso, imediatamente, iniciaram as diligências e perícias de local de crime, a fim de identificar os autores.
AMEAÇAS ESTÃO AUMENTANDO 
O CNS tem percebido um aumento significativo de denúncias envolvendo ameaças a lideranças nos territórios indígenas nos últimos três meses. Segundo ele, isso seria uma consequência das ações do Governo Federal na Amazônia.
“O CNS historicamente sempre defendeu a luta, a vida e a dignidade dos povos tradicionais e continuará lutando, juntamente com o Governo, para que as comunidades tradicionais e populações extrativistas, indígenas e quilombolas voltem a ter a segurança, proteção e defesa dos seus territórios”, diz Torquato.
O último caso denunciado pelo CNPE, que repercutiu esta semana, envolve uma ação judicial na reserva extrativista Verde Pra Sempre. A Justiça determinou a reintegração de posse da fazenda Acará, localizada dentro da unidade de conservação. Após a decisão, o CNPE solicitou apoio do ICMBio para que o Governo Federal acompanhe o caso em favor das famílias extrativistas.
“Na área de municípios do Marajó, estamos trabalhando em prol das populações extrativistas. Isso tem deixado donos de propriedades particulares revoltados, que chegaram a fazer ameaças”

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias1 dia ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque1 dia ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque1 dia ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque3 dias ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque1 mês ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Cultura2 meses ago

Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na manhã desta quinta-feira (18) a...

Notícias2 meses ago

Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua

Uma recente operação policial em Ananindeua, Pará, desencadeou uma série de desenvolvimentos cruciais na investigação de uma organização criminosa atuante...

Destaque