Conecte-se conosco

Notícias

Sede do CNPE é invadida e atacada por bandidos em Belém

Publicado

A sede do Conselho Nacional das Populações Extrativistas em Belém (PA) foi invadida na madrugada deste sábado (22) por bandidos armados. Alguns membros que dormiam na instituição foram espancados, e itens foram roubados.
A invasão aconteceu por volta das 4 da manhã. No momento, dois dirigentes do CNPE dormiam em compartimentos diferentes da casa, segundo uma das vítimas.
Quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, invadiram a sede do Conselho. Ainda segundo o relato das vítimas, outros bandidos aguardavam em veículos do lado de fora da casa, localizada no bairro Guamá.
Durante o espancamento, os bandidos fizeram várias ameaças. As agressões só pararam depois que vizinhos perceberam uma movimentação estranha no local e acionaram a polícia.
Os invasores levaram documentos e roubaram dinheiro e equipamentos. Entre os itens roubados, estão antenas digitais do projeto “Conexão Povos da Floresta”, que seriam instalados em territórios indígenas, extrativistas e quilombolas.
“Eles devem ter quebrado a corrente do portão e só percebemos quando já estavam dentro. Fomos agredidos com socos e chutes”, afirmou Robson Costa dos Santos, dirigente do CNPE.
Alvo seriam as lideranças. O secretário-geral do CNS, Dione Torquato, diz que os agressores citavam os nomes das lideranças e diziam que a invasão era para dar um recado, para que a organização parasse de fazer denúncias, “Se isso não acontecesse, outras pessoas iriam voltar lá a mando da mesma pessoa para executá-los”, disse.
Caso está sendo investigado. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará informou que o roubo no Conselho Nacional das Populações Extrativistas foi registrado e está sendo investigado pela Polícia Civil. Ainda segundo o órgão, após o registro do caso, imediatamente, iniciaram as diligências e perícias de local de crime, a fim de identificar os autores.
AMEAÇAS ESTÃO AUMENTANDO 
O CNS tem percebido um aumento significativo de denúncias envolvendo ameaças a lideranças nos territórios indígenas nos últimos três meses. Segundo ele, isso seria uma consequência das ações do Governo Federal na Amazônia.
“O CNS historicamente sempre defendeu a luta, a vida e a dignidade dos povos tradicionais e continuará lutando, juntamente com o Governo, para que as comunidades tradicionais e populações extrativistas, indígenas e quilombolas voltem a ter a segurança, proteção e defesa dos seus territórios”, diz Torquato.
O último caso denunciado pelo CNPE, que repercutiu esta semana, envolve uma ação judicial na reserva extrativista Verde Pra Sempre. A Justiça determinou a reintegração de posse da fazenda Acará, localizada dentro da unidade de conservação. Após a decisão, o CNPE solicitou apoio do ICMBio para que o Governo Federal acompanhe o caso em favor das famílias extrativistas.
“Na área de municípios do Marajó, estamos trabalhando em prol das populações extrativistas. Isso tem deixado donos de propriedades particulares revoltados, que chegaram a fazer ameaças”

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias2 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação2 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias3 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios4 semanas atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios4 semanas atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde4 semanas atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque