Notícias
Record proíbe jeans e cabelo cacheado, afirma jornalista
Toda emissora tem normas e linhas editorias, principalmente quando estão relacionadas a área do jornalismo na televisão, que requer um certo cuidado com acessórios e outros exageros. Afinal, nada pode chamar mais atenção do que a própria notícia, então a descrição é a principalmente exigência.
No entanto, a Record tem coloca restrições demais, que chegam até gerar polêmicas entre seus profissionais e telespectadores. Recentemente, a emissora atualizou o Manual de Estilo imposto para todos os jornalistas, com determinações sobre tipos de roupas que podem ou não serem usadas durante o trabalho.
Segundo o jornalista Gabriel Perline, do portal IG, o manual chamou a atenção pela quantidade de restrições colocadas para as mulheres que aparecem no vídeo, tanto na reportagem ou em apresentações dos estúdios da emissora. Só para ter uma ideia, entre as proibições estão calça jeans, batom vermelho e até cabelos cacheados, o que é uma característica normal de algumas mulheres.
Essa informação veio à tona após alguns repórteres manifestarem certa indignação com a quantidade de restrições feitas pela emissora.
Confira a lista de itens que mais chamaram a atenção na lista de proibições, citadas por Perline no IG:
Uma das restrições é sobre o figurino das apresentadoras, na qual foi imposto que é terminantemente proibido que elas apareçam de calça jeans. É obrigatório usar apenas calças sociais em tons neutros e escuros. Sobre incrementar o look, serão permitidos apenas o uso de cintos de couro preto ou marrom, e com fivelas discretas. Quaisquer outros modelos em cores diferentes serão barrados.CONTEÚDOS RELACIOANDOS:
Falido? Patrocínios do BBB 24 ultrapassam R$ 1 bilhão
Revelação da Band está chegando na Globo
Em relação a vestimenta da cintura para cima, também tem lista de restrições detalhadas: não pode usar blusas, camisas ou vestidos com rendas, estampas, babados ou tecidos com aplicações. Já tecidos em malhas devem ser lisos e em cores neutras e discretas. Já em dias mais quentes, são permitidos cotes discretos, desde que sejam em corte V e não muito profundos. Golas arredondadas também estão liberadas. Já os cortes mais trabalhados e sobreposições são vetados na emissora.
Sobre os acessórios, foram liberados alguns itens, como brinco ponto de luz, aliança de casamento ou compromisso, anel (discretos e em poucas quantidades) e relógio. É terminantemente proibido aparecer no ar com colares ou correntes.
Quer mais notícias sobre o entretenimento? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Já quando se fala em rosto e cabelo, é determinado que as jornalistas precisam aparecer na tela do vídeo o mais natural possível. É proibido, por exemplo, surgir com penteados cacheados ou ondulados no vídeo. A exceção vale para as profissionais que têm os fios naturalmente desta forma. Mas se uma mulher tem os fios lisos, ela não pode surgir cacheada do nada e tampouco usar recursos que aumentem os volumes dos cabelos e os deixem em aspectos de camadas (veja o slide abaixo que consta no Manual de Estilo da emissora).
Para a maquiagem, nada de exageros. O material traz exemplos de como as jornalistas devem se preparar, sem forçar uma coloração artificial e usando recursos que apenas façam correções pontuais em seus rostos. Unhas longas também são vetadas, e devem estar sempre curtas ou médias, com esmaltes discretos e em tons neutros. Nada de aparecer com um rosa choque ou verde limão.
O Manual de estilo também traz uma lista de restrições para os figurinos masculinos, mas estes detalhes a coluna trará em outro momento.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias