Conecte-se conosco

Notícias

Operação conjunta combate poluição sonora em Belém

Publicado

Com o objetivo de combater o crime ambiental de poluição sonora na capital paraense, a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado realizaram na noite deste sábado, 29, uma forte operação de fiscalização: no bairro que tem mais denúncia desse delito na cidade, a Pedreira, segundo o Centro Integrado de Operações (Ciop).
Dois locais foram fechados: o Texas Bar e uma festa de aparelhagem que havia no Hotel Martan. Houve várias autuações, sempre motivadas pela falta de algum documento para o funcionamento. Todos os locais foram na Pedreira, exceto um na avenida Mário Covas.
Fiscalização em locais com muitos bares 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

  A avenida Marquês de Herval e a rua Antônio Everdosa, e suas respectivas transversais, foram os focos da fiscalização deste sábado: nestas vias se concentram diversos pontos comerciais como bares, restaurantes e casas noturnas. 
Além de verificar a questão da poluição sonora, a equipe da fiscalização checou os alvarás de funcionamento de bares e restaurantes do bairro. Antes da operação, já houve neste mês, também na Pedreira, ações educativas sobre o crime de poluição sonora. 
“Diferente do que já vem acontecendo, hoje a operação tem um objetivo de fiscalização para verificar se os estabelecimentos estão cumprindo as legislações estaduais e municipais”, explica o secretário executivo do GGIM e comandante geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro. 
Efetivo
Diversos agentes dos órgãos de segurança e de fiscalização municipais e estaduais, como das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal de Belém (GMB) e Organização Pública participaram da ação.
O delegado Paulo Renato Pinto, da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) participou da operação e explicou o procedimento a ser adotado pelo órgão em casos de flagrante do crime ambiental.
“Nós estamos atuando aqui com o sonómetro, que é o aparelho apropriado para fazer essa medição do som. Àqueles estabelecimentos que estiverem acima do índice permitido será feita uma intimação, para comparecerem à Demapa, onde será realizado o procedimento policial”, explica o delegado Paulo Renato. 
Só a guarda municipal tinha na operação um efetivo de 26 agentes, 6 motocicletas e 4 viaturas. Já a Semma contou com seis fiscais de meio ambiente. A Semob participou com cerca de duas viaturas e cinco agentes de trânsito e a Organização Publicada contou com dez agentes para ordenar calçadas e vias. 
A ação integra a campanha “Baixa o Som e Aumenta o Respeito”, da Prefeitura, que busca conscientizar residências e estabelecimentos comerciais sobre os agravos que a poluição sonora pode provocar em pessoas e animais. 
População agradece
A população, sem dúvidas, é a principal beneficiada com operações desse tipo, deflagrada neste sábado, o que garante direito ao sossego. O casal Romualdo e Patrícia Lima mora há três anos no bairro da Pedreira, e diz que ações como essa são necessárias na região. 
“Operações como essa são fundamentais porque é impressionante a regularidade com que as pessoas e estabelecimentos colocam aparelhos de som alto aqui. Que bom que está acontecendo e tomara que ocorra com mais frequência”, diz o administrador Romualdo Lima. Leia mais:Brasil tem 1,6 milhão de entregadores e motoristas de appAtenção: veja o guia para conseguir uma vaga de emprego

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias1 dia ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque1 dia ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque1 dia ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque3 dias ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque1 mês ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Cultura2 meses ago

Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na manhã desta quinta-feira (18) a...

Notícias2 meses ago

Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua

Uma recente operação policial em Ananindeua, Pará, desencadeou uma série de desenvolvimentos cruciais na investigação de uma organização criminosa atuante...

Destaque