Notícias

OCAS ONG promove impacto socioambiental em Belém 

Published

on

Nos dias 18 e 19 de julho, a OCAS estará presente com uma delegação composta por 22 jovens e empreendedores sociais parceiros. Durante o evento “Balada Coaching – Um passeio pela Amazônia”, eles participarão de atividades promovidas pelo Ovibe Hostel e pelo Restaurante Farol da Ilha, localizados na ilha de Combú. Na terça-feira (18), haverá intercâmbio de experiências com turismo, incluindo remo com a renomada atleta indígena Nanda Baniwa e uma experiência holística com Sylvia Gayoso, que possui formação junto ao povo Shiwanawa. Essas atividades contarão com a participação de profissionais interessados, como Renato Rosas, Leonardo Vallinoto, Daniel Leite e o coach Paulo César, que fazem parte do grupo de empreendedores socioambientais de negócios de impacto para a COP30.
O evento tem como objetivo apresentar ações e casos de sucesso desenvolvidos pela OCAS, abordando soluções sociais, ambientais e econômicas. Serão destacadas iniciativas que demonstram o potencial da união das comunidades amazônicas, contribuindo para a economia do estado do Pará. O intuito é buscar apoio para iniciativas relacionadas à cultura, educação, empreendedorismo, economia, comunicação, moda e outros setores, visando ao desenvolvimento do Pará rumo à COP30.
Desde o início da pandemia, o biomédico, artista e ativista Renato Rosas tem visitado seis comunidades amazônicas e estabelecido intercâmbios com líderes do Brasil e de outros países, incluindo participação no bloco G10Favelas nos Estados Unidos. Em parceria com empresas da região, Renato está implementando um filtro com tecnologia capaz de produzir 1000 litros por hora de água potável, tanto do rio quanto da rede encanada. Essas iniciativas foram trazidas após participação em eventos internacionais, como a semana das favelas do Brasil em Nova York, debates na Universidade de Harvard durante a Brasil Conference em Boston, além de passagens pela ONU em Nova York e pela Comuna 13 na Colômbia. Nessas ocasiões, foram apresentados projetos de sucesso desenvolvidos no Pará, que têm impacto positivo nas comunidades amazônicas.
Os empreendedores socioambientais já participaram de diversas ações, utilizando a arte como meio de transformação de vidas. As comunidades têm se envolvido no desenvolvimento de bio-negócios sustentáveis e na luta contra a injustiça social. Um exemplo é o sabonete vegano de óleo de coco, que foi desenvolvido em Viseu e está sendo expandido para todo o Brasil. Além disso, destaca-se o pioneirismo do intercâmbio com turismo de experiência na ilha de Combú.
A programação da comitiva terá seu encerramento em Belém, com palestras que marcarão o pré-lançamento do evento “Balada Coaching – Um passeio pela Amazônia”. Trata-se de um evento de coaching direcionado à Amazônia empreendedora em preparação para a COP30.
Renato Rosas e a OCAS têm realizado diversas ações em apoio às comunidades e empreendedores da Amazônia.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Destaque

Sair da versão mobile