O manto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, um dos principais símbolos do Círio, foi apresentado na noite desta quinta-feira (9), após a missa das 18h na Basílica Santuário, em Belém. A cerimônia contou com a presença de fiéis e foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Júlio Endi Akamine.
A peça deste ano presta homenagem a um dos mosaicos da própria Basílica Santuário, tendo como destaque a representação da “árvore da vida” em seu centro. Confeccionado em cetim italiano, o manto tem o fundo bordado com vidrilhos de cristal branco acetinado, que formam uma base luminosa e delicada.
As folhas da árvore são compostas por cristais verdes, e os galhos são adornados por pequenas rosas de coral. Acima, o céu é retratado com bordados em cristais de diferentes tons de azul e zircônias, simbolizando as estrelas que iluminam o firmamento.
As bordas da peça recebem uma moldura em contas de opala, que remetem ao mármore, conferindo um toque de sofisticação e reverência. O resultado é um manto que une arte, devoção e tradição, reafirmando o caráter simbólico do Círio de Nazaré como expressão máxima da fé paraense.
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!