Notícias

Monitor ultrawide 34 Vs. duas telas: qual é o melhor?

Published

on

A tecnologia está se desenvolvendo e avançando a passos largos em praticamente todas as áreas de nossas vidas. O setor de eletrônicos é um dos que mais cresceu e evoluiu como resultado desse impacto e, nos últimos tempos, surgiram conceitos totalmente impensáveis com os quais precisamos nos familiarizar.
Um deles é o monitor ultrawide 34, que, como o próprio nome sugere, é um monitor “ultra largo” ou “ultra panorâmico”, como às vezes é chamado. Esse dispositivo tem uma tela que está estendida horizontalmente, mais do que os monitores tradicionais.
O principal objetivo desse tipo de monitor é que os usuários possam curtir uma tela mais ampla para usar um número maior de aplicativos e, por meio de seus formatos, possam escolher o que melhor se adapta às suas necessidades. 

 
Vantagens e desvantagens do monitor ultrawide 34
Como em qualquer dispositivo, ao avaliar uma compra, é importante que as vantagens e desvantagens do dispositivo sejam pesadas na balança. Nesse caso, a escolha de um monitor ultrawide 3 tem as seguintes vantagens:
•    Mais espaço na tela: essa é a característica mais óbvia desse tipo de monitor, pois ele pode acomodar um número maior de programas ou aplicativos e ter janelas simultâneas.
•    Mais imersão com o conteúdo audiovisual: geralmente, em monitores tradicionais, é possível assistir a filmes ou séries com formato cinematográfico, mas com certas perturbações que o distraem por estarem na parte superior ou inferior, como se fossem faixas pretas. Esse problema desaparece com o monitor ultrawide 34 porque o formato é equivalente ao formato de cinema e você pode aproveitar o conteúdo como ele foi criado.
•    Melhor imersão em jogos: há jogos que se tornam mais emocionantes quando o campo de visão é ampliado, como jogos de direção que têm algumas limitações em monitores tradicionais.
•    Aumento da produtividade: como a tela é maior, as tarefas são simplificadas por poderem ser executadas simultaneamente, reduzindo a necessidade de alternar constantemente as janelas.
Desvantagens
•    Mais espaço: ter um monitor ultrawide 34 requer muito espaço disponível, pois ele é um complemento maior de um monitor tradicional.
•    Faixas pretas durante a visualização: se o conteúdo que estiver sendo visualizado não for projetado para esse tipo de monitor, poderão aparecer faixas pretas nas laterais.
•    Preço mais alto: relacionado ao ponto anterior, se você não quiser que as faixas o incomodem, é recomendável ter um monitor ultra largo, mas OLED, pois eles têm contraste infinito e essas faixas não serão iluminadas, reduzindo o desconforto ao assistir ao seu conteúdo favorito. A desvantagem é que esses monitores são mais caros do que os convencionais, e mais ainda se você os comprar com esse tipo de tecnologia.
Comparação detalhada: monitor ultrawide 34 vs. duas telas
O monitor ultrawide está em alta e, para muitas pessoas, provavelmente é uma ótima opção para as tarefas que realizam. Para outras pessoas, no entanto, a melhor opção pode ser usar dois monitores.
Embora o uso de dois monitores permita a expansão do espaço, uma das desvantagens é que há um espaço entre eles que não pode ser eliminado nem mesmo com os monitores mais finos. Nesse caso, a escolha de um monitor ultra-wide parece ser a melhor alternativa, pois esse espaço não existe e, portanto, não cria distrações ou desconforto quando se está diante da tela.
Com relação à consistência, há algumas vantagens em escolher um monitor ultra largo. Dessa forma, não há variações de cores que podem ocorrer ao usar dois monitores. Se, por exemplo, você trabalha com fotografia ou edição de vídeo, isso pode afetar a qualidade do seu trabalho, pois as telas podem não ter as mesmas configurações ou podem ser visualizadas de forma diferente.
Por outro lado, o gerenciamento das configurações de exibição é mais simples se for feito em um único monitor, pois requer metade do tempo e do esforço do que em dois monitores.
Por último, mesmo que seja um monitor HD que pareça idêntico, na realidade pode não ser, criando um incômodo óbvio ao executar as tarefas necessárias.
Embora a configuração de qualquer um desses tipos de monitores leve a um aumento na produtividade, a escolha entre um ou outro envolve algumas mudanças, dependendo das tarefas a serem executadas e, além disso, isso tem a ver com as preferências e as necessidades de cada usuário.
Algumas dicas para considerar ao comprar um monitor
Ao comprar um monitor, a qualidade das imagens é um dos detalhes que devem ser considerados, pois a experiência que você pode ter depende disso. Os usos do monitor full hd podem ser vários: trabalhar, jogar ou assistir a séries e filmes, mas o mais importante é que você tenha em mente algumas dessas dicas para escolher o monitor certo para você.
1)  Tamanho da tela: embora isso dependa das preferências de cada usuário, é um fator importante na escolha de um monitor full hd. Se preferir um monitor para o escritório ou para sua casa, você pode navegar pelo amplo catálogo e escolher o que melhor atende às suas necessidades.
2)  Resolução: se a resolução for alta, o número de pixels e a nitidez também serão altos, portanto, como consequência, a definição das imagens também será maior.
Se você prefere versatilidade, o ideal é optar por um monitor Full HD com determinadas funcionalidades que podem ser úteis para diferentes tarefas.
3)  Formato: escolher entre um monitor curvo ou panorâmico é uma das dúvidas mais comuns ao escolher um dispositivo desse tipo.  Se você pretende comprar um monitor para jogar, desenhar ou assistir a vídeos, os monitores de tela curva são ideais, pois o campo de visão é maior e a experiência é mais imersiva graças às imagens de alta qualidade.
Você também pode avaliar outros pontos, como o tempo de resposta, as conexões e as funcionalidades oferecidas pelo monitor específico, além de fazer um balanço entre preço e qualidade.
O que é certo é que os monitores ultra-wide oferecem recursos que facilitam determinadas tarefas e aumentam a produtividade e, um ponto muito importante, é que eles oferecem mais vantagens do que desvantagens na hora do uso, graças à tecnologia utilizada neles.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Destaque

Sair da versão mobile