Conecte-se conosco

Notícias

Mais de 200 mil quelônios são reintegrados ao rio Xingu

Publicado

Quelônios ou testudines são nomes que agrupam todas as formas de tartarugas identificadas no mundo. A origem desses animais não é bem conhecida, embora se saiba que tenham surgido há cerca de 220 milhões de anos, quando o planeta possuía um único super-continente chamado Pangea.
Com o passar dos anos, o monitoramento, coleta e soltura de quelônios no rio Xingu têm se mostrado um verdadeiro sucesso no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal, na região sudoeste paraense. Considerado um dos maiores berçários de tartarugas-da-Amazônia, tracajás e pitiús, a Unidade de Conservação (UC) em Senador José Porfírio tem se destacado na preservação das três espécies e de outros animais.Conteúdos relacionados:Helder Barbalho lança pacote de medidas para o meio ambienteIniciativas para reverter os impactos no meio ambiente Estado avança em Educação para área do Meio AmbienteEm 2023, os esforços conjuntos do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), com o apoio da iniciativa privada, resultaram na reintegração de mais de 200 mil filhotes à natureza. Esse número impressionante demonstra o comprometimento das equipes envolvidas e a importância da conservação dessas espécies que estão ameaçadas de extinção.  
Com o início de 2024, o trabalho de monitoramento e proteção dos quelônios no Revis Tabuleiro do Embaubal continuará ainda mais presente. O sucesso alcançado no ano anterior motiva as entidades a intensificarem os esforços não apenas nesta UC, mas em todo o Estado do Pará.
ImportânciaA conservação dos quelônios é fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico. Esses animais desempenham um papel crucial no ecossistema, contribuindo para a dispersão de sementes e o controle de pragas nos rios. Além disso, são espécies emblemáticas e símbolos da biodiversidade amazônica.  
O monitoramento, coleta e liberação dos animais são realizados de forma cuidadosa e respeitando as normas estabelecidas pelos órgãos competentes. Mas antes desse momento, os filhotes são acompanhados diariamente por biólogos, técnicos ambientais e voluntários, que se dedicam incansavelmente para garantir o período adequado de soltura, assegurando a sobrevivência e adaptação dos quelônios ao ambiente natural.
Cooperação Vale ressaltar que todo esse trabalho no Revis Tabuleiro do Embaubal só é possível graças à parceria com a Norte Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, além de agentes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).Quer saber mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!  
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, acredita que essa somatória de esforços é crucial para o sucesso das ações. “A reintegração dos filhotes de tartarugas-da-amazônia, tracajás e pitiús à natureza é um marco importante para a região e para a conservação da biodiversidade amazônica como um todo. A continuidade desse trabalho em 2024, mostra o comprometimento das equipes e a importância do envolvimento de todos na preservação do meio ambiente”, enfatizou.  
Para o técnico em gestão ambiental do Ideflor-Bio, Atilla Mello, a expectativa é que os resultados positivos obtidos até o momento inspirem outras regiões e instituições a adotarem práticas semelhantes de monitoramento e proteção dos quelônios. “Somente com a união de esforços será possível garantir um futuro sustentável para essas espécies tão valiosas e para o ecossistema amazônico como um todo”, frisou o especialista.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias1 semana ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Cultura1 mês ago

Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na manhã desta quinta-feira (18) a...

Notícias1 mês ago

Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua

Uma recente operação policial em Ananindeua, Pará, desencadeou uma série de desenvolvimentos cruciais na investigação de uma organização criminosa atuante...

Destaque2 meses ago

Após 6 meses de guerra, Hamas pede desculpas aos palestinos

Em um gesto surpreendente após seis meses de conflito, o grupo militante Hamas emitiu um pedido de desculpas aos palestinos...

Destaque2 meses ago

Encontro na Amazônia: Lula e Macron protagonizam momento peculiar

Uma série de fotos do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva com o mandatário francês Emmanuel Macron na visita...

Notícias2 meses ago

Brasil tem quase dois casos por dia de exercício ilegal da medicina

O Brasil registrou quase dois casos por dia de exercício ilegal da medicina nos últimos 12 anos. Os dados foram...

Destaque2 meses ago

Ação sustentável no Hospital Regional em Marabá estimula o consumo consciente de papel

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, lançou na última quinta-feira, 21, o...

Destaque