Notícias

Lésbicas promovem evento cultural “Sapasamba” em Belém

Published

on

Mulheres lésbicas da Amazônia Paraense vão se reunir no próximo sábado, 2 de setembro, para celebrar a cultura e a representatividade lésbica no empreendedorismo e na música, sobretudo no samba. O evento, chamado Sapasamba, será realizado no Mironga Bar, em Belém, e contará com uma roda de samba composta apenas por artistas lésbicas e bissexuais, além de uma feira de empreendedoras.
A Roda de Samba de Sapatão será composta por Ruth Costa, Flávia Anjos, Iara Mê e Lorena Monteiro. A abertura será feita por uma roda de carimbó com o grupo Encanto de Tambor, também comandado por mulheres, e o encerramento do line-up será com DJ Gadá.Veja também:Evento promove ações de cidadania para mulheres LGBTQIA+Cezar Faria faz “Boteco do CF” neste sábado; participe!
“Queremos trazer através da canção, mais especificamente através do samba, nosso grito de repúdio a toda a violência contra nós”, disse a sambista e compositora Ruth Costa, uma das atrações do evento. “Apesar de toda a lesbofobia, ainda assim conseguimos nos reunir para celebrar e mostrar que nossos corpos e nossos amores resistem”, acrescentou.
O Sapasamba surgiu em Belém no ano passado com a proposta de propagar através do samba a forma de amar das mulheres lésbicas, reverberar sua resistência e dizer que seus afetos são lindos, legítimos e não são uma ofensa à sociedade.
Além das atividades culturais, o evento contará com uma feira de empreendedoras lésbicas, promovida pela organização do evento, pelo terceiro ano consecutivo. A feira terá venda de comidinhas, produtos artesanais, peças de roupas, livros e diversos outros produtos.
“Esta é uma oportunidade para empreender e fortalecer o comércio deste segmento da sociedade, que muitas vezes enfrenta barreiras no mercado de trabalho”, disse Neide Vale, uma das participantes do evento. “Geralmente, os produtos que são levados para a feira são feitos por artesãs, pessoas que se dedicam e muitas vezes não têm a oportunidade de expor seus produtos e suas obras de arte, daí a importância desse tipo de iniciativa”, ressaltou.
SAPASAMBA
O Sapasamba é uma realização da Rede Alamp – Articulação de Lésbicas da Amazônia Paraense, com apoio do Fundo Elas, por meio do edital “Mulheres em Movimento 2023”. O Candaces – Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras Feministas e o Coletivo Sapato Preto Amazônia também apoiam o evento.
O III Ano de Ativismo Lésbico da Amazônia Paraense começou no dia 9 de agosto e se estende até o final de setembro. O tema do evento é “A visibilidade lésbica no contexto da diversidade ambiental amazônica”.
A programação destaca-se pelo papel fundamental de fomentar a reflexão sobre quem são as mulheres lésbicas na região, suas demandas e prioridades, ao mesmo tempo em que oferece uma ampla gama de serviços e atividades benéficas para toda a comunidade.
Entre as atividades oferecidas durante a campanha estão feira de empreendedoras, oficinas de autocuidado, atividades esportivas e culturais, sessão especial na Câmara de Vereadores, além de diálogos diversos sobre as demandas e necessidades das mulheres lésbicas desses territórios.
Serviço:
– Evento: Sapasamba e Feira de Empreendedora Lésbicas- Local: Mironga Bar, Rua Caetano Rufino, 77, Campina – Belém – PA – Data: 2 de setembro, a partir das 16h.
Programação:
16h até o final do evento – Feira de Empreendedoras Lésbicas;
17h30 – Abertura com o grupo de carimbó Encanto do Tambor;
19h – Roda de Samba Sapatão com Ruth Costa, Flávia Anjos, Iara Mê e Lorena Monteiro;
21h – DJ Gadá.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Destaque

Sair da versão mobile