Conecte-se conosco

Pará

Hospital Regional do Sudeste do Pará ganha novo aparelho de ressonância magnética

O aparelho será instalado no Centro de Diagnóstico por Imagem e deve entrar em funcionamento ainda neste mês

Publicado

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, recebeu um novo aparelho de ressonância magnética. O equipamento que chegou nesta semana, integrará o centro de diagnóstico por imagem da unidade, que é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região.
O aparelho, com tecnologia de última geração, pesa mais de 6 toneladas e foi adquirido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
De acordo com Valdemir Giratto, diretor Hospitalar da Pró-Saúde, gestora do hospital, o novo aparelho deve entrar em funcionamento até o final de outubro. A unidade também está reformando a sala de ressonância para proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes.
“Com uma sala moderna e humanizada, o novo equipamento irá proporcionar mais rapidez, qualidade e precisão aos nossos atendimentos. Quando estiver em pleno funcionamento, serão realizados cerca de 750 exames de ressonância magnética por mês”, ressaltou.
O diretor ainda explicou que, além do aparelho de ressonância, o centro de diagnóstico de imagens da unidade possui equipamento de raio-x, tomógrafo computadorizado, arco cirúrgico, e outros aparelhos móveis de imagem.
Ressonância
A máquina de ressonância magnética possui um grande ímã que interage com o corpo humano por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência, criando imagens em alta definição, que são utilizadas para detectar doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas.
Segundo Raphael Castro, que atua como supervisor das aplicações técnicas radiológicas no HRSP, para a realização segura e precisa do exame, devem ser seguidas algumas regras básicas.
“O paciente deve retirar itens de metal, como brincos, botões, zíper, etc. Depois, ele é posicionado em uma mesa, onde a parte do corpo a ser estudada é coberta por um aparelho chamado bobina, que potencializa o efeito do campo magnético e melhora a imagem. A mesa desliza para dentro de um grande tubo e o paciente deve ficar imóvel até que o exame acabe”, explica.
O técnico em radiologia também ressalta que uma pequena movimentação pode comprometer o exame, por isso os especialistas podem imobilizar certas regiões corporais. Há ainda casos com a utilização de contraste endovenoso para evidenciar lesões e patologias.
O Regional do Sudeste é uma unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde. Com atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde), é referência na prestação de serviços como ortopedia-traumatologia, cardiologia, oftalmologia, cirurgias geral e plástica reparadora, hemodiálise e até partos de alto risco.

Deixe seu comentário
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias7 dias ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque7 dias ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque7 dias ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque1 semana ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque1 mês ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Cultura2 meses ago

Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na manhã desta quinta-feira (18) a...

Notícias2 meses ago

Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua

Uma recente operação policial em Ananindeua, Pará, desencadeou uma série de desenvolvimentos cruciais na investigação de uma organização criminosa atuante...

Destaque