Conecte-se conosco

Pará

Hospital Regional do Sudeste do Pará ganha novo aparelho de ressonância magnética

O aparelho será instalado no Centro de Diagnóstico por Imagem e deve entrar em funcionamento ainda neste mês

Publicado

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, recebeu um novo aparelho de ressonância magnética. O equipamento que chegou nesta semana, integrará o centro de diagnóstico por imagem da unidade, que é referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região.
O aparelho, com tecnologia de última geração, pesa mais de 6 toneladas e foi adquirido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
De acordo com Valdemir Giratto, diretor Hospitalar da Pró-Saúde, gestora do hospital, o novo aparelho deve entrar em funcionamento até o final de outubro. A unidade também está reformando a sala de ressonância para proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes.
“Com uma sala moderna e humanizada, o novo equipamento irá proporcionar mais rapidez, qualidade e precisão aos nossos atendimentos. Quando estiver em pleno funcionamento, serão realizados cerca de 750 exames de ressonância magnética por mês”, ressaltou.
O diretor ainda explicou que, além do aparelho de ressonância, o centro de diagnóstico de imagens da unidade possui equipamento de raio-x, tomógrafo computadorizado, arco cirúrgico, e outros aparelhos móveis de imagem.
Ressonância
A máquina de ressonância magnética possui um grande ímã que interage com o corpo humano por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência, criando imagens em alta definição, que são utilizadas para detectar doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas.
Segundo Raphael Castro, que atua como supervisor das aplicações técnicas radiológicas no HRSP, para a realização segura e precisa do exame, devem ser seguidas algumas regras básicas.
“O paciente deve retirar itens de metal, como brincos, botões, zíper, etc. Depois, ele é posicionado em uma mesa, onde a parte do corpo a ser estudada é coberta por um aparelho chamado bobina, que potencializa o efeito do campo magnético e melhora a imagem. A mesa desliza para dentro de um grande tubo e o paciente deve ficar imóvel até que o exame acabe”, explica.
O técnico em radiologia também ressalta que uma pequena movimentação pode comprometer o exame, por isso os especialistas podem imobilizar certas regiões corporais. Há ainda casos com a utilização de contraste endovenoso para evidenciar lesões e patologias.
O Regional do Sudeste é uma unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde. Com atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde), é referência na prestação de serviços como ortopedia-traumatologia, cardiologia, oftalmologia, cirurgias geral e plástica reparadora, hemodiálise e até partos de alto risco.

Deixe seu comentário
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias1 semana ago

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação2 semanas ago

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias2 semanas ago

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo3 semanas ago

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios4 semanas ago

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios4 semanas ago

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde4 semanas ago

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque