Notícias

Hana Ghassan visita obra do “Creches por todo o Pará”

Published

on

Ao longo da última segunda-feira (15), a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, e o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares, acompanharam o avanço de obras das unidades de educação infantil do programa Creches Por Todo o Pará em Óbidos, Oriximiná e Curuá, municípios do Baixo Amazonas. 
“Hoje, acompanhamos de perto as obras de construção de creches em três municípios da região do baixo amazonas. Estivemos em Oriximiná, Óbidos e Curuá, onde estamos construindo creches. Essas obras estão bem adiantadas e irão atender crianças de 0 a 5 anos. Cada creche irá atender 250 crianças desses municípios e a gente espera poder o mais rápido possível entregar essas obras para a população, para as mães dos municípios, para que as crianças possam iniciar o seu processo educacional mais cedo e as mães tenham um local seguro, adequado, com proteção, com profissionais preparados e possam, se assim desejarem, ir para o mercado de trabalho. É uma obra muito importante do governo do Estado e a gente segue o cronograma de visita em outros municípios do estado do Pará”, esclareceu a vice-governadora, Hana Ghassan.CONTEÚDOS RELACIONADOS: Governo do Pará autoriza construção de mais 30 crechesPará vai ganhar 2,8 mil novas vagas na educação infantilSandra de Oliveira Santos, diarista, é mãe de um futuro estudante da nova creche em Óbidos. Presente durante a visita da vice-governadora Hana, ela destacou a importância do atendimento da creche no bairro. “Tem mãe que trabalha e precisa deixar seus filhos sozinhos, não tem com quem deixar em casa. Aí não é preciso tirar aquele pouco do dinheiro que tem para pagar uma pessoa para tomar conta. Com a creche os pais vão se sentir mais seguros com as crianças na escola, né? Elas terão atenção dos professores, dos coordenadores e a gente vai se sentir mais seguro, mais confiante de ir trabalhar sabendo que nossas crianças estão na escola, sendo bem atendidas”, relatou. 
Além de visitar as obras das três creches que, juntas, atenderão cerca de mil crianças nos municípios de Óbidos, Oriximiná e Curuá, a comitiva do Governo do Estado também visitou as escolas estaduais Maurício Hamoy e São José, em Óbidos, para conhecer a rotina e verificar as aplicações dos recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), programa inédito de repasse de verbas para que as escolas tenham maior autonomia na realização de pequenas obras, manutenções contínuas, aquisição de materiais pedagógicos e equipamentos tecnológicos, entre outras possibilidades. Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
“Hoje percorremos três municípios com a vice-governadora Hana visitando obras das creches e escolas estaduais num movimento de fortalecimento do compromisso do nosso governador, Helder Barbalho, e da vice-governadora, Hana Ghassan, em garantir e se certificar de que ninguém vai ficar para trás. Todas as nossas crianças, em todas as etapas, terão a oportunidade de estar onde elas devem estar: dentro da escola. Hoje, sem dúvidas, é um dia muito especial para a educação do Baixo Amazonas e do Pará”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará. 
Pioneirismo  O “Creches Por Todo o Pará” é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.
Cada uma das unidades terá capacidade para atender mais de 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A primeira creche do Programa foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, que atende 629 crianças atualmente, de 0 a 5 anos de idade.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Destaque

Sair da versão mobile