Notícias
GOL vai pedir Recuperação Judicial nos EUA, diz jornal
A Recuperação Judicial é um meio utilizado por empresas para evitar a falência. O processo permite que companhias suspendam e renegociem parte das dívidas acumuladas em um período de crise, evitando o encerramento das atividades, demissões e falta de pagamentos.
A GOL Linhas Aéreas está negociando as dívidas que foram contraídas durante a pandemia da Covid-19 e pioradas com os problemas com a Boeing, sua principal fornecedora. Porém, as conversas mal começaram e demonstraram ser difíceis, dada a quantidade de interessados envolvidos, desde locadores, investidores, bancos e credores.Conteúdos relacionados:123 milhas pede recuperação judicial à Justiça de MGItaipava, Cristal e Petra pedem recuperação judicialGrupo Aço Cearence anuncia fim da Recuperação JudicialSegundo o Editor da Folha de São Paulo, Julio Wiziack, a empresa está resolvendo se vai entrar com o pedido de Recuperação Judicial nos Estados Unidos da América, o chamado Chapter 11.
Este foi o mesmo caminho adotado pela LATAM, que optou pelo Chapter 11 ao invés de abrir o processo no Brasil e no Chile, onde ficam suas principais sedes. Por ambas, assim como a Azul, serem listadas na Bolsa de NY e empresas registradas nos EUA, elas têm essa opção jurídica.
Hoje, a dívida da GOL gira em torno de R$20 bilhões, sendo que R$3 bilhões estariam vencendo até o final do ano e a empresa não tem mais garantias para refinanciamentos e renegociações das dívidas.
Caso o Chapter 11 seja colocado, todas as dívidas até o momento da entrada em Recuperação Judicial serão congeladas e a empresa que fica apenas com as obrigações correntes e do dia a dia.Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Em nota a GOL afirmou que “mantém seus esforços para melhorar a lucratividade, fortalecer seu balanço para posicioná-la, no longo prazo, como empresa que democratizou o transporte aéreo no país. Para isso, informa que está em discussões com seus stakeholders financeiros (credores) sobre diversas opções que tragam maior flexibilidade financeira, incluindo capital adicional para financiar as operações”.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias