Notícias

Festival tem atrações para crianças na Usina da paz do Icuí

Published

on

Idealizado em 2021, quando foi realizado de forma virtual por causa da pandemia de Covid-19, o Festival Mundozito está de volta, dessa vez de forma presencial, e está pronto e esperando por todos no dia 23 de setembro, na Usina da paz do Icuí Guajará. O evento conta com uma programação em um espaço mágico de arte e diversão para as crianças e para as famílias, com atrações musicais, teatrais, cinema, contação de histórias, teatro de bonecos, oficinas, brincadeiras e atividades, tudo com entrada franca.
Além de entretenimento, o Mundozito busca entregar conteúdo com responsabilidade, sensibilidade e empatia. Oferecer material que seja recreativo e, ao mesmo tempo, interessante para o desenvolvimento da criança na sua relação com os pais e com o mundo. O Festival conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet (Governo Federal) e Di Casa Home Center, via Lei Semear (Governo do Pará). 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

 DIVERSÃO O Festival Mundozito é um palco de arte e diversão para a criança, mas que pretende ser um espaço que converse com os diversos aspectos do desenvolvimento delas e de sua relação com o mundo. “O Mundozito veio como um sonho de criar um festival que unisse várias linguagens, com o tripé formado por cinema, teatro e música”, explica o animador Cássio Tavernard, que junto com o publicitário Gustavo Rodrigues são os realizadores do Festival.
“Entendemos que o projeto não tinha caráter unicamente de espetáculo. Vimos que a palavra ‘formação’ era tão importante quanto. Temos na equipe uma coordenação pedagógica que é fundamental para nos orientar nos variados temas que envolvem o crescimento dos pequenos. Se o Mundozito conseguir ser um vetor que auxilie os pais e a sociedade no desenvolvimento das crianças, saberemos que estamos no caminho certo”, completa Rodrigues.
Atriz, encenadora, contadora de histórias, escritora de cenas, produtora e cantora, Ester Sá esteve na versão digital do Festival e é presença mais que confirmada na presencial, inclusive sendo uma das apresentadoras. “Vamos contar histórias e apresentar o Mundo Zito, nesse festival infantil muito bonito, recheado de felicidade para crianças e adultos”, diz Ester. Em suas obras, a temática amazônica é uma constante, como o espetáculo teatral “Iracema voa”, sobre a vida e obra de Iracema Oliveira, premiado pela Funarte na categoria intercâmbio com a cultura popular, e o espetáculo narrativo “Nina, brincadeira de Menina”, sobre a artesã Nina Abreu, do Brinquedo de Miriti de Abaetetuba. O Mundozito ainda terá a graça dos Palhaços Trovadores, o teatro de bonecos do In Bust e a alegria nas contações de Otânia Freire.
As atrações musicais serão o Bando Mastodente, a versão infantil da trupe dos Mastodontes, a Banda Zito Trio, criada para a versão digital e responsável pela trilha sonora original, e os cantores Andro Baudelaire e Ricardo Aquino. O Zito Trio é formado pelos músicos e instrumentistas Renato Torres, Diego Xavier e Armando de Mendonça, todos com carreiras consolidadas em outros diversos projetos, muitos deles voltados para o público infantil.
“Escolhemos um repertório baseado nos anseios do projeto, com uma abordagem dentro das buscas do Mundo Zito, do teatro, da música e da contação de histórias. Buscamos colocar tudo isso dentro do universo da criança, que passa pela delicadeza”, conta Renato. “O Mundozito traz essa riqueza que o Brasil tem de construir cultura para criança. O teatro popular tem como raiz essa arte feita para crianças”.
O Bando Mastodente é a versão infantil da trupe dos Mastodontes, já famosa na noite de Belém. Segundo o baterista Caio Azevedo, algumas músicas do projeto já existiam como trilha sonora de espetáculos de teatro, em espetáculos que tiveram como elenco e compositores uma parte do grupo. “Buscamos interligar nossa música a esse público novo através de uma apresentação mais lúdica que possa envolvê-lo, buscando despertar ainda mais o interesse artístico”.
Entre as oficinas programadas para o festival, estão “Assobio Para Chamar Vento (2 a 9 anos)”, “Brinquedos e Jogos Ópticos”, “Gravuras Com Plantas”, “Percussão Corporal”, “Câmera Cabeça” e “Teatrinho de Caixas Mágicas”.USIPAZ
O local do Mundozito, a Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada. A unidade a ser utilizada localiza-se no bairro do Icuí Guajará. Classificada por Cássio Tavernard como um presente para o projeto, o espaço promete ser um dos diferenciais do Fetsival.
“Vimos uma grande oportunidade de propiciar tudo que o Festival espera oferecer, em um local que trás uma responsabilidade muito grande, mas ao mesmo cria uma função social pro Mundozito, que nos dá muita honra e satisfação de poder dar esse retorno para a sociedade”.
“Os objetivos do TerPaz são de trazer entendimento e harmonia para a sociedade através da cultura, da formação e da noção de pertencimento e cidadania se alinham totalmente com os nossos. Temos estruturas de cinema e teatro, salas para oficinas, bibliotecas, áreas livres e cobertas prontas para montarmos o cenário perfeito de diversão e fantasia que o Mundozito pretende”, finaliza Gustavo Rodrigues. 

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

  
As Usinas da Paz também contam com todos os espaços respeitando as demandas de acessibilidade, com áreas de passeio com piso tátil que se conectam aos prédios através de rampas fluidas. O interior dos prédios também contam pontos de apoio, como banheiros PcD (pessoas com deficiência) e placas informativas em Braille.
O Festival Mundozito tem parceria com os institutos Álvares de Azevedo, que trabalha com cegos,e Felipe Smaldone, para surdos e deficientes auditivosm. Ambas instituições terão profissionais trabalhando no evento e levarão crianças ao Mundozito, que terá intérpretes de libras, audiodescritores, consultoria em audiodescrição e voluntários que atuarão como guia-vidente, tocador de cadeira de rodas e intermediador na comunicação de crianças surdas participantes do evento.Mundozito ProgramaçãoGinásio / Palco9h30 – Contacão de história: Ester Sá, com “A Vitória Régia”10h – Cinema: “Os Dinâmicos” / “Briquedonautas”11h – Música: Mastodentes12h30 – Cinema: “Icamiabas”13h – Contacão de história: Ester Sá, com “Pedro Malasartes”13h30 – Cinema: “Turma da Pororoca”14h – Teatro: Cléber Cajun, com “Gelestino e o Carrossel do Destino”15h – Teatro: “Palhaços Trovadores”, com “Musiclown”16h – Música: Zito TrioCine / Teatro10h – Teatro com Bonecos: In Bust, com “Pinóquio”14h – Cinema: “Os Dinâmicos”14h30 – Cinema: “Brinquedonautas”15h – Cinema: “Icamiabas”15h30 – Cinema: “Turma da Pororoca”Praça9h – DJ Azul10h – Música: Ricardo Aquino12h – DJ Azul14h – DJ Damasound15h – Música: Andro Baudelaire16h – DJ DamasoundUsina / Biblioteca10hContação de História: Otânia Freire contando e cantando com a Tia Ot!Oficina: Assobio Para Chamar O VentoOficina: Brinquedos E Jogos ÓpticosOficina: Gravura Com Plantas14hContação de História: Otânia Freire contando e cantando com a Tia Ot!Oficina: Percussão CorporalOficina: Câmera-CabeçaOficina: Teatrinho de Caixas MágicasGinásio / Dojo9h às 16hFeira gastronômicaStand de AcessibilidadeFeira Criativa

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Deixe seu comentário

Destaque

Sair da versão mobile