Esportes

Ex-ginasta, Laís Souza revela abusos por parte de cuidadores: ‘Totalmente vulnerável’

Published

on

A ex-atleta Lais Souza, cuja vida mudou após um acidente que a deixou tetraplégica quase uma década atrás, destemidamente compartilhou detalhes de abusos que enfrentou por parte de cuidadores. Durante uma participação no programa “Café com Mussi”, do ex-BBB Rodrigo Mussi, Souza expôs os traumas que sofreu e aprofundou suas preocupações sobre possíveis retaliações após denunciar os incidentes.

Lais Souza discorreu sobre os episódios de agressões sexuais, delineando o contexto em que ocorreram. “Experimentei abuso no passado, quando tinha apenas quatro anos, mas após o acidente, minha vulnerabilidade se intensificou. Os abusos foram completamente inesperados. Minha condição me deixava completamente à mercê, muitas vezes deitada, dormindo… incapaz de perceber o que estava acontecendo ao meu redor. A falta de sensibilidade em grande parte do meu corpo era explorada. Por exemplo, ao deitar de barriga para baixo, ficava completamente desprotegida e incapaz de compreender o que estava ocorrendo, dada a minha limitada sensibilidade. Dado que muitos procedimentos que requerem essa posição são necessários, essa vulnerabilidade era explorada”, explicou ela.

‘Nosso corpo é sagrado'

Ela não deixou de abordar a natureza dos abusadores, destacando que os ataques vieram de indivíduos de ambos os gêneros e diversas orientações sexuais. “A maioria dos abusos ocorreu quando estava prestes a adormecer. Homens e mulheres, tanto heterossexuais quanto homossexuais, foram responsáveis por essas experiências. Embora possa parecer peculiar, é imperativo que tenhamos uma compreensão mais abrangente e educada dessas questões. É crucial que a sociedade como um todo, não apenas os homens heterossexuais, esteja atenta a essas problemáticas. Nosso corpo é sagrado e inviolável.”

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Quanto à sua reação após ser vítima de tais violações, Souza declarou com resiliência: “Eu decidi denunciar imediatamente. Claro, em algumas situações, senti medo. Temia possíveis retaliações, não necessariamente ameaças diretas, mas o medo e a insegurança eram palpáveis.”

Ela compartilhou a impactante transformação em seu dia a dia: “Minha confiança foi profundamente abalada. Confiar em alguém exige uma avaliação rigorosa de quem está presente em minha vida, das pessoas com quem interajo. Quando um cuidador é introduzido, há um longo processo de treinamento e explicação de minhas necessidades e preferências. Cada detalhe é estrategicamente organizado para evitar qualquer desconforto. Meu objetivo é manter controle sobre cada aspecto.”

Vida após o acidente

O acidente de 2014 nos Estados Unidos interrompeu a trajetória de Lais Souza como atleta. Enquanto se preparava para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno no esqui aéreo, uma lesão na coluna cervical alterou irreversivelmente o curso de sua vida. Atualmente, apesar das adversidades, Souza está em processo de recuperação contínua, conseguindo se manter de pé com a assistência de equipamentos especializados.

Fonte: Esporte – OLiberal.com 

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:
Deixe seu comentário

Destaque

Sair da versão mobile