Notícias
Engenheiro paraense viraliza ao utilizar camisa estampada para procurar emprego
Afonso Vianna, engenheiro civil de 48 anos, está desempregado há três meses e resolveu inovar na busca por um trabalho. Vestindo uma camisa personalizada com suas experiências profissionais e informações de contato, Afonso chamou a atenção das redes sociais e viralizou, alcançando mais de 18 mil visualizações.
Afonso, morador do bairro da Cremação em Belém, possui graduação em engenharia civil, formação em segurança do trabalho e técnica de edificação. Com dez anos de experiência na área, ele decidiu usar a camiseta como forma de se destacar e atrair possíveis empregadores.
“Já enviei mais de 300 currículos e só fui chamado para uma entrevista, mas infelizmente não consegui a vaga. Foi então que tive a ideia de criar a camisa e divulgar minhas informações”, conta o engenheiro. Afonso afirma que é necessário se reinventar frente às novas tecnologias e inovações no mercado de trabalho.
A camisa personalizada tem sido usada por Afonso em diversos locais, como na igreja, shoppings e na Estação das Docas, um dos cartões postais de Belém. Além disso, ele produziu mais de 500 panfletos para distribuir pelas ruas da cidade e em viagens, como a que fez até Conceição do Araguaia, no sudeste do estado, onde aproveitou as paradas dos ônibus para entregar os panfletos nos terminais rodoviários.
Afonso relata que seu currículo já foi enviado até para Portugal e outros locais sugeridos pela internet. “Onde tiver oportunidade eu quero trabalhar, não faço pretensão de local, seja em qualquer lugar, desde que seja digno”, afirmou.
Ele conta que nem sempre a reação das pessoas é positiva. Em uma ocasião no shopping, usando a camisa personalizada, Afonso e sua família foram ignorados pelos funcionários das lojas. “Nenhum atendente nos abordou, acredito que por acharem que eu estou buscando emprego, então não compraria nada. No fim, eu, minha esposa e meu filho acabávamos indo embora”, relatou.
A história de Afonso Vianna é um exemplo de persistência e criatividade na busca por oportunidades de emprego, mostrando que é preciso inovar e se reinventar em um mercado cada vez mais competitivo.