Notícias
Enem: malotes são entregues aos 614 locais de prova no Pará
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), monitora o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 em todo o Pará. Com 614 locais de aplicação de prova, a escolta foi concluída às 10h, com 100% dos malotes entregues. O esquema de segurança conta com a atuação de 4 mil agentes. Mobilizados desde as 6h deste domingo (05), o esquema segue até o início das provas, previsto para às 13h30.
O Pará, mais uma vez, concentra o maior número de inscritos da região Norte do país, com 229.181 candidatos distribuídos em 79 municípios. Para acompanhar a realização do certame, a Segup instalou a sala de monitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), de onde também houve comunicação com outros 13 centros regionais espalhados pelo Estado. CONTEÚDO RELACIONADOEnem 2023: Portões são abertos para 1º dia de provaEnem: como se concentrar antes e durante a prova? Confira!
A primeira etapa do dia, iniciada às 7h, consistiu na logística dos malotes de provas, realizada pelos Correios e escoltada pela Polícia Militar. Todas informações acerca dos transportes das provas, assim como, o início e finalização das atividades de distribuição, logística e aplicação do exame são repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, localizado no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex.
Coordenando as ações pela Segup, coronel Glauco Maia, informou a manutenção das atividades no primeiro dia de Enem. “O primeiro ciclo da operação, que foi a entrega dos malotes nos locais de aplicação de provas, já foi encerrado aqui no Estado. Não houve nenhuma intercorrência. Agora, estamos esperando começar a segunda fase com a abertura dos portões, previsto para o meio-dia, e aplicação efetiva do ENEM e as demais fases ao longo de todo o dia. Até o momento, está tudo correndo conforme o planejado, os órgãos de segurança, de controle de trânsito estão a postos, aguardando a aplicação nos 79 municípios do Pará”, disse.
OCORRÊNCIAS DO DIA
Anterior ao período das provas, equipes da Polícia Civil e da Polícia Federal deram cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Justiça para inscritos. De início foram dois mandados executados, um no interior, em Bagre, e um em Marituba, na Região Metropolitana de Belém.
Até o meio-dia a Equatorial Energia, concessionária de energia elétrica, informou cerca de três pontos de locais de prova com problemas técnicos em relação ao fornecimento de energia: em Outeiro, São Geraldo do Araguaia e Marabá. Prontamente as equipes foram acionadas e normalizaram o serviço. Apenas um ponto, de Outeiro, ainda apresenta instabilidade do serviço, mas equipes seguem trabalhando. VIDEOMONITORAMENTO
Mais de 350 câmeras de videomonitoramento eletrônico, instaladas na Região Metropolitana de Belém (RMB), estão sendo monitoradas, especialmente, nos locais de movimentação e realização das provas. No total, quase mil câmeras estão sendo utilizadas, em todo o Estado, para o acompanhamento e monitoramento das forças de segurança nos locais de prova, e no seu entorno, para garantir maior segurança aos estudantes.
OPERAÇÕES REGIONAIS
Somando na estratégia da segurança pública no interior, a Segup instalou os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR). Treze municípios contarão com os Centros, entre eles, Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira.Todas as unidades serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle da Capital, que irá abranger também toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). Os Centros reunirão representantes das forças de segurança das esferas estaduais, municipais e federais, bem como, dos órgãos envolvidos diretamente na realização do certame, a fim de agilizar e viabilizar maior integração e comunicação entre as instituições.
OPERAÇÃO ENEM 2023As ações envolvem, de forma integrada, representantes de diversas instituições, bem como, agentes dos Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Guardas Municipais, órgão de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial Energia (concessionária de energia elétrica), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Evento (Cebraspe) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela a realização do certame.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias