Notícias

Detranzinho: Pará entrega espaço para educar crianças 

Published

on

A educação no trânsito é fundamental para todos, independente da idade. Para que crianças aprendam desde cedo a importância e o respeito entre motoristas, pedestres, motociclistas e todos que dependem da cidade, o governo do Pará tem uma novidade.Na véspera do Dia das Crianças, o governo do Estado entregou um novo espaço pedagógico para a educação de trânsito de crianças e jovens, o Detranzinho. Com área total de 1.500m², o Detranzinho é uma iniciativa do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) para ser um espaço de referência na educação infanto-juvenil sobre as leis e boas práticas de trânsito, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.CONTEÚDOS RELACIONADOS:Detran realizará leilão de mais de 600 veículosDetran inicia atendimento voltado a processos de habilitação

O governador Helder Barbalho realizou a entrega, na sede do Departamento, em Belém, juntamente com a vice-governadora, Hana Ghassan, da diretora-geral do Detran, Renata Coelho, além de secretários de estado, prefeitos e deputados. Helder Barbalho conheceu os espaços que compõem o Detranzinho, entres os quais as salas temáticas, os ambientes pedagógicos e o circuito automobilístico de Belém, área central do Detranzinho que simula como deve ser o trânsito seguro dos principais espaços públicos da capital. O circuito possui sinalização inclusiva, carros ecológicos e o desenho da cidade das mangueiras em miniatura com o fluxo de veículos fluindo em ordem e segurança.A área construída dentro do espaço educacional é composta por ruas arborizadas e sinalizadas, com nomes de vias existentes em Belém. No local, 7 estruturas foram posicionadas estrategicamente para representar pontos turísticos como o mercado do Ver-o-Peso, Basílica Santuário de Nazaré, Usina da Paz, Colégio Paes de Carvalho, Teatro da Paz, Hospital Abelardo Santos e a Praça do Relógio. A intenção é garantir, por meio do reconhecimento, a identificação e respeito à vida de pedestres, motoristas, ciclistas e todas as pessoas que compõem o trânsito.O governador parabenizou a toda a equipe do Detran, lembrou a importância do órgão na preservação da vida no trânsito e destacou que o Detranzinho vai ensinar as crianças a ajudarem os pais a terem um comportamento seguro no trânsito. “O Detranzinho é uma forma lúdica de introduzir conhecimento. E o que queremos aqui é fazer com que, desde a criança até o pai, o avô, saibam que o trânsito precisa dos cuidados necessários para preservar a segurança de todos”, destacou. Helder adiantou que em breve o Detran terá ônibus itinerantes com circuitos semelhantes para levar educação para crianças em todos os municípios do Estado.Quer mais notícias de trânsito? Acesse nosso canal no WhatsAppA solenidade contou com a participação de aproximadamente 300 crianças de escolas públicas localizadas nos Territórios pela Paz do Bengui e Cabanagem. Durante a programação, 8 crianças de escolas públicas foram premiadas em representação a todas as 200 que participaram do concurso de desenho com o tema trânsito, meio ambiente e sustentabilidade.
A Isabella Barbosa tem 10 anos e estuda no 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Alexandre Nicomedes da Cunha. A estudante foi premiada pelo desenho que, segundo ela, simula uma via com faixa de pedestre, carros, semáforos, prédios e árvores. “Eu fiz especialmente pra cá, fiquei nervosa um pouquinho, mas fiz porque queria muito participar do trânsito da cidade”, relata.O pequeno Miguel Santos, de 10 anos, é autista e também foi premiado pelo desenho que ele fez, mostrando os usuários do trânsito (ciclista, carros e ônibus). “Todos eles devem andar devagar pra não machucar o outro”, afirmou. Feliz em ver o filho sendo incluído nas atividades da escola e agora também do Detran, a mãe Luciane Veiga agradeceu a oportunidade. “O Miguel já participa de vários eventos e mais uma vez, através do Detran, ele se destaca, até porque ele disse desde o início que ia ganhar esse prêmio e ganhou mesmo. Como mãe, fico muito feliz e agradecida”, destacou.Para a diretora-geral do Detran, Renata Coelho, o projeto vai ser um importante instrumento de cidadania a ser desenvolvido com as escolas. “O Detranzinho é um projeto que terá as escolas como principais parceiras para trabalhar a conscientização das crianças de forma lúdica e divertida, já que eles são futuros condutores. Então, o projeto vai ensinar as crianças sobre a educação de trânsito”, detalha a diretora.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Destaque

Sair da versão mobile