Conecte-se conosco

Notícias

Confeiteiro leva doce arte pelos rios do Marajó. Conheça!

Publicado

Com mais de 1 milhão e 600 mil seguidores em suas redes sociais, Thiago Barros, 36 anos, viralizou na internet ao mostrar sua rotina de confeiteiro. Diferentemente do ambiente em que estamos acostumados a observar as produções de confeitaria, o influencer acaba por, muitas vezes, fabricando seus bolos artísticos em meio ao rio, na região do Marajó. A forma de entrega dos bolos, utilizando pequenas embarcações, também tornam a rotina dele uma verdadeira aventura.
Thiago conta que tinha apenas 16 anos quando fez o seu primeiro bolo. “Foi minha mãe que me ensinou a fazer, utilizando o que chamamos na confeitaria de bolo de três medidas, composto por 3 ovos, 3 xícaras de açúcar, 3 xícaras de trigo e 3 colheres de manteiga. Depois disso, comecei a ajudar minha tia que sempre estava envolvida nas festas de família e me convidava para dar um suporte nas produções”, lembrou.
Não demorou muito quando o influencer percebeu que já estava fazendo bolo para vizinhos e amigos. “Nesse momento as coisas ainda eram um hobby para mim. Eu não sabia cobrar nada e fazia os bolos e doces mais pelo sentimento de amor e carinho que tenho por eles. Só pedia os valores que seriam gastos com materiais Era como se fosse também a minha forma de presentear nas datas importantes”, revelou.Conteúdos relacionadosBancas de revistas de Belém resistem à modernidadePará é o sétimo estado com a população mais festeira
Nascido no município de Anajás, Thiago também passou um período na capital paraense, onde foi apresentado a outra confeiteira famosa na cidade, a Dona Vanda Torres. “Nesse dia, a minha tia falou que eu gostava de fazer bolos e ela me convidou para ajudar na produção dos doces do aniversário de sua neta. Foi nesse período que também aprendi muita coisa do processo de produção de vários doces. Um tempo depois, a dona Vanda me ofereceu um emprego na loja de uma amiga, onde tive a carteira assinada como confeiteiro”, disse.
Após sua passagem por Belém, Thiago voltou ao município de Anajás e começou a divulgar seu trabalho na internet, pelo perfil @tbbolosdecorados, e também idealizou o projeto que lhe deu maior visibilidade. “Criei meu perfil no Tik Tok antes da pandemia. Lá, mostrava transições do passo a passo das produções. Foi assim que consegui atingir 500 mil inscritos. Já no Instagram, o número de pessoas acompanhando era bem menor, mas tudo mudou quando lancei meu primeiro projeto social”, revelou.
Intitulado “Como se Faz”, Thiago Barros passou a dar aulas de confeitaria para adolescentes, como forma de ajudá-los a complementar a renda familiar. “Eram meninos e meninas que tinham de 14 a 18 anos incompletos. Com esse projeto cheguei a formar uma turma com 80 alunos. Tudo era feito de forma 100% gratuita e não havia nem custos com materiais”, conta.Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Já no ano de 2022, tornou-se conselheiro tutelar e passou a vivenciar ainda mais a fundo as comunidades ribeirinhas do município de Anajás. Foi então quando resolveu criar o seu segundo projeto, o ”Presentear”. Por saberem da sua profissão de confeiteiro, muita começou a pedir bolos. Mesmo com receio de represálias, devido ao cargo que ocupa, Thiago seguiu em frente e vivenciou histórias que marcaram.
“Ali, no centro da cidade, as pessoas têm um acesso melhor às coisas. Mas tem muitas comunidades que são distantes e acabam ficando restritas devido a logística ser bem complicada. Em 2023, postei o vídeo de uma entrega que foi o primeiro a viralizar, porque eu estava confeitando o bolo dentro de um barco. Com esse vídeo passamos de uns 3 mil seguidores para 90 mil em poucos dias”, disse.
Foi dessa forma que as entregas e também do projeto social, passaram a ser filmadas com maior frequência e compartilhadas. “Tem alguns bolos que levo assado no barco, armazenado em isopor e junto com os demais produtos. No caminho vou montando e finalizando as produções com todos os detalhes. Quero mostrar com isso, que não existem obstáculos para quem quer fazer algo”, reconhece.
HISTÓRIAS 
  Nesse tempo, foram várias as histórias que se misturaram à profissão escolhida por Thiago. Mas uma, em especial, ficou marcada para sempre. “Quando chego nas comunidades com o projeto, não sabemos se há alguém fazendo aniversário. Foi durante uma ação que precisei reunir crianças e saímos de porta em porta, pelos rios, pedindo autorização dos pais para que elas pudessem participar. Nesse caminho, encontrei um menino de 8 anos que nunca tinha recebido um bolo. Foi algo que me tocou profundamente e nesse mesmo dia, fizemos que a festa fosse dele. Os sorrisos de felicidade que ele dava era gratificante para todo mundo que estava ali ajudando”, recordou.
O trabalho de Thiago compartilhado na internet gerou parcerias com empresas que o ajudaram com doações, como a embarcação e o motor utilizado no projeto, além de ingredientes que são enviados para garantir as produções dos bolos. Porém, o sonho do confeiteiro é ainda maior. No futuro, ele espera poder fundar uma sede do projeto em Anajás, para levar atendimentos diversos às comunidades ribeirinhas da região.
“Costumo dizer que esse é um sonho coletivo, porque eu quero continuar fazendo muito mais por essas pessoas e crianças. Quero que elas tenham acesso melhor a saúde, educação e orientações sobre natalidade, por exemplo, que ainda vejo como certo problema em nossa região. Quero poder levar esse suporte às famílias e assim, melhorar a vida delas”, diz.
Para que esse sonho seja real, Thiago espera uma mobilização de parceiros que tenham interesse em contribuir com o projeto. “É muito bom ter pessoas ao lado, porque sozinho eu certamente não vou conseguir ampliar essa rede de apoio. Por isso, eu espero que mais pessoas possam vir a somar e principalmente, aquelas que têm conhecimento e possam facilitar o processo de documentação e registo deste espaço que, com certeza, fará muita diferença em nossa cidade”, afirmou o confeiteiro.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias1 semana ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Cultura1 mês ago

Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na manhã desta quinta-feira (18) a...

Notícias1 mês ago

Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua

Uma recente operação policial em Ananindeua, Pará, desencadeou uma série de desenvolvimentos cruciais na investigação de uma organização criminosa atuante...

Destaque2 meses ago

Após 6 meses de guerra, Hamas pede desculpas aos palestinos

Em um gesto surpreendente após seis meses de conflito, o grupo militante Hamas emitiu um pedido de desculpas aos palestinos...

Destaque2 meses ago

Encontro na Amazônia: Lula e Macron protagonizam momento peculiar

Uma série de fotos do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva com o mandatário francês Emmanuel Macron na visita...

Notícias2 meses ago

Brasil tem quase dois casos por dia de exercício ilegal da medicina

O Brasil registrou quase dois casos por dia de exercício ilegal da medicina nos últimos 12 anos. Os dados foram...

Destaque2 meses ago

Ação sustentável no Hospital Regional em Marabá estimula o consumo consciente de papel

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, lançou na última quinta-feira, 21, o...

Destaque