Notícias

Como saber se a criança precisa de óculos? Veja dicas

Published

on

Segundo informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os olhos das crianças se desenvolvem até os sete anos de idade e 12% desses pequenos em idade escolar e pré-escolar precisam de óculos. 
Mas por que será que tão pequenos já necessitam usar óculos e porque esse número cresce cada dia mais? A Dra. Nabila  Demachki – Oftalmopediatra, tirou algumas dúvidas sobre o tema. Os benefícios da prática do esporte pelas crianças
Muitos pais não sabem quando levar o filho no oftalmo nem os sinais que a criança dá quando necessita de óculos, e para a Dra. Nabila  Demachki explica que os principais sintomas relacionados à necessidade de óculos são: baixo desempenho escolar e aproximar a distância de leitura. Mas é importante dizer que a maioria das crianças não apresentam nenhum sintoma.
Para evitar problemas futuros, a criança deve ir ao oftalmologista logo nos primeiros meses de vida. “As crianças devem ser submetidas ao teste do olhinho logo depois do nascimento. A SBOP (Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica) recomenda que a primeira consulta oftalmológica na infância, em pacientes com teste do olhinho normal, seja realizada antes do primeiro ano de vida (entre 6 meses e 1 ano). Em pacientes com teste do olhinho alterado, essa primeira consulta deve ser adiantada”, disse a Dra. Nabila  Demachki. 
Muitas crianças que começam a utilizar o óculos e acabam não seguindo o tratamento, a Dra explicou o quanto o não uso é prejudicial. “O não uso do óculos na infância em pacientes com erros refrativos pode levar a Ambliopia (Olho preguiçoso). Isso acontece pois as crianças estão em fase de desenvolvimento visual e qualquer interferência nesse processo pode gerar sequelas visuais por toda a vida”. A partir de que idade a criança deve usar desodorante? 
É preciso estar atento ao que mais causa problema de visão nas crianças. 
A Dra  Nabila  Demachki ressaltou algumas das doenças. “As mais comuns que afetam a visão das crianças são: os erros refrativos (graus de óculos), anisometropias (diferenças de graus entre os olhos), alergias oculares, blefarites (infecções palpebrais), ceratocone  entre outras”. 
Além dos problemas já ressaltados pela médica  Oftalmopediatra, outro problema comum atualmente é o constante uso de telas, que têm um impacto direto na saúde dos olhos das crianças e adolescentes.

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Destaque

Sair da versão mobile