Notícias
Comissão Eleitoral homologa chapas para eleições do Sinjor
A Comissão Eleitoral do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-Pa) homologou, nesta quarta-feira (20) as chapas e candidaturas avulsas que concorrerão à eleição da nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comissão de Ética e Liberdade de Expressão para o triênio 2023-2026.
A decisão de homologação e a formalização da ata resultante do processo de análise da documentação das candidaturas ocorreram durante uma reunião realizada na sede do Sinjor-Pa nesta quarta, com a presença dos representantes das chapas e das candidaturas avulsas.
Vale ressaltar que durante a análise das fichas de qualificação e documentação dos inscritos, foram identificadas algumas pendências que necessitavam de regularização. Isso exigiu um prazo adicional para garantir que todos os requisitos estatutários fossem atendidos.
A equipe do DOL acompanhou a reunião e conversou com os dois candidatos a cadeira mais alta do sindicato: Evandro Corrêa, representando a Chapa “Renova Sinjor” e Vito Gemaque, que comanda a Chapa “Sempre na Luta”.
EVANDRO CORRÊA
“Hoje é mais um passo do processo eleitoral, a homologação das chapas, duas chapas inscritas, e a partir de hoje começa o processo de impugnação das chapas. Hoje são duas chapas inscritas, a ‘Renova Sinjor’, que é a nossa chapa de oposição, e a chapa da situação, que todos nós sabemos é berço do Psol (Partido Socialismo e Liberdade), o sindicato é hoje um partido político, não é um sindicato. A partir de agora começa a contar três dias para o prazo de impugnação”, começou o candidato.
Esperamos que tudo aconteça dentro do previsto e que a eleição realmente ocorra no dia 20 (de outubro). Já solicitamos, até para manter a paridade e um processo eleitoral justo, já pedimos a intercessão do Ministério Público do Trabalho, para poder acompanhar toda a eleição a partir de hoje até o resultado final. Mas nada impede que possa ocorrer uma medida judicial, mas isso nós não podemos falar agora”, explicou.
CRÍTICAS À COMISSÃO ELEITORAL
“Sempre se privilegia, tradicionalmente tem sido assim no sindicato, a informação. Desde o início dos procedimentos, a Comissão Eleitoral encerrou o prazo para a divulgação de chapas, e a comissão não divulgou quais eram as chapas que estavam inscritas e nós só tomamos conhecimento hoje. Ou seja, isso fere a liberdade de informação. Outra coisa é que membros da oposição que foram legitimamente eleitos foram impedidos de participar, então tudo isso que estamos discutindo, que podemos judicializar”, disse.
VITO GEMAQUE
“A nossa gestão pegou um sindicato quebrado, um sindicato sucateado no meio da pandemia. Nós conseguimos, com muita luta, um reajuste de 13% para a categoria. Conseguimos junto ao às empresas, com muita cobrança, a vacinação dos jornalistas. Nossa proposta é primeiro aumentar nosso piso salarial e expandir o sindicato para o interior. A nossa ideia é continuar com a união tanto entre os jornalistas, quanto também com os colegas radialistas, gráficos, pessoas da comunicação do estado do Pará”, disse o atual presidente do sindicato
INTERIORIZAÇÃO DO SINDICATO
“A ideia é fazer essa interiorização, abrir novas diretorias regionais, pois sabemos que há problemas sérios em Altamira, em Santarém, que inclusive já tem uma diretoria regional, em Marabá e em outros locais onde infelizmente o sindicato não pode chegar. Porque ele não chega? porque não tem recursos. Hoje quem sustenta o sindicato são os filiados e adimplentes que pagam o sindicato. Então vamos continuar nessa luta!”, finaliza.
COMISSÃO ELEITORAL SE MANIFESTA
Sobre as críticas recebidas, a Comissão Eleitoral do pleito se manifestou por meio de nota, informando que o processo eleitoral está sendo feito em conformidade com o estatuto. Destacando que não é seu papel a divulgação de notícias em sites e blogs.
Não é papel desta Comissão Eleitoral regular as publicações de veículos de comunicação ou blogues sobre os assuntos relativos à eleição do Sinjor-Pa. No entanto, a reprodução de versões baseadas em relatos de fontes de fora da Comissão Eleitoral, se mostraram inverídicas e irresponsáveis porque desinformaram a classe jornalística acerca das candidaturas agora deferidas.
Esta Comissão defende a boa prática jornalística que consiste no combate à fake news e na apuração dos fatos junto à fonte oficial e da colheita das versões de todos os envolvidos em uma notícia. Além do mais, a Comissão exige respeito com o trabalho desenvolvido de forma voluntária por jornalistas com décadas de experiência, reconhecidas no mercado de trabalho e que foram legitimamente eleitas pela classe jornalística para o desempenho dessa tarefa, inclusive, trabalhando em finais de semana e feriados para fazer cumprir o Estatuto, além de acumular essa tarefa com suas rotinas laborais e pessoais.
CANDIDATURAS À DIRETORIA EXECUTIVA
CHAPA “RENOVA SINJOR”
Presidente: Evandro CorrêaVice-presidente: Douglas DinellySecretário-geral: Adonai do Socorro1ª Tesoureira: Ivone Lourinho2° Tesoureiro: Luiz Cláudio OliveiraSecretário do Interior: Mário QuadrosSecretário de Mobilização e Formação Sindical: Pedro Paulo BlancoSecretário de Sindicalização, Registro e Fiscalização do Exercício Profissional: Márcio Rodrigues1º Suplente: Carlos Alberto Rauda Pimentel2° Suplente: Fernando Araújo3° Suplente: Cleiton PalmeiraDelegada Junto ao Conselho de Representantes da Fenaj: Nazaré SarmentoDelegado Suplente: William SilvaDiretoria Regional do TapajósPresidente: Jean Carlos MesquitaDiretor Assistente: Edson QueirozDiretor Assistente: Reginaldo Balieiro
CHAPA “SEMPRE NA LUTA”
Presidente: Vito GemaqueVice-presidente: Simone RomeroSecretário-geral: Helena Saria1ª Tesoureira: Carolina Pombo2ª Tesoureira: Geisianne da Silva DiasSecretária do Interior: Karina PintoSecretário de Mobilização e Formação Sindical: Anderson AraújoSecretário de Sindicalização, Registro e Fiscalização do Exercício Profissional: Jaime Ferreira da Costa1° Suplente: Alexandre Lins2ª Suplente: Eliete Ramos3ª Suplente: Elma BarbosaDelegado Junto ao Conselho da Fenaj: Max CostaDelegado Suplente: Eraldo PaulinoDiretoria Regional do Tapajós:Presidente: Antônio Edinei da SilvaDiretora assistente: Rafaelly Magaly NascimentoDiretor assistente: Elias Castro SoledadeCandidaturas ao Conselho Fiscal:Aguinaldo FerreiraNielson BargasSara PortalTiciane RodriguesElias Serejo
CANDIDATURAS À COMISSÃO DE ÉTICA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Ana Lúcia PradoAvelina CastroAndré MardockRosemary GomesElizabeth MendesCANDIDATURAS AO CONSELHO FISCAL
Aguinaldo FerreiraNielson BargasSara PortalTiciane RodriguesElias Serejo
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias