Notícias
Círio mais antigo do Pará leva multidão às ruas de Vigia
A devoção dos paraenses à Nossa Senhora de Nazaré reuniu milhares de devotos na cidade de origem das homenagens à padroeira dos paraenses, cuja tradição ultrapassa mais de três séculos de fé.
Cerca de 100 mil pessoas participaram do Círio de Vigia, que foi realizado neste domingo (10), pelas ruas estreitas da cidade que fica a cerca de 90 quilômetros de Belém. Este ano, o Círio completa 326 anos de fé.
Depois de uma missa celebrada na Igreja de São Sebastião, no bairro do Arapiranga, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré abençoou os fiéis que estavam na corda e foi colocada na berlinda para dar início a procissão, que este ano começou as 8h da manhã.
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
Ao longo do trajeto, os fiéis davam um jeito de se refrescar do forte calor e também saudar Nossa Senhora, seja com aplausos, orações, músicas e até chuva de papel picado. Valia tudo para prestar homenagens.
A igreja matriz Madre de Deus continua fechada para obras do Governo do Pará e deverá ser reaberta no inicio do próximo ano, nem isso tirou o ânimo dos fiéis que esperaram a chegada do Círio, que acabou acontecendo por volta das 11h da manhã.
O bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, celebrou a missa e abençoou os fiéis, gesto este que marcou o encerramento do Círio 326.
FESTIVIDADE
O Círio de Vigia vai continuar por 15 dias, com uma programação cultural e religiosa, que terá ainda o Círio das Crianças, Procissão da Festa e o Recírio.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias