Notícias

Cidade velha realiza 45ª edição do Circular neste domingo

Published

on

Mais de 40 espaços estarão abertos neste domingo, 4, das 8h às 20h, nos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto, na 45ª edição do Circular Campina Cidade Velha. Para quem curte os passeios a pé pelo centro histórico, há duas opções: o já tradicional “Roteiro Geo Turístico: O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII”, que percorre e reconhece paisagens da Cidade Velha, em parceria com o Fórum Landi/Faculdade de Arquitetura da UFPA, a partir das 8h30, saindo da orla da Casa da Onze Janelas; e o Circuitinho, um percurso para crianças pelo entorno do Complexo Feliz Lusitânia, com concentração, às 8h30, no Forte do Presépio. Esta contará com intérprete de LIBRAS e com os artistas brincantes Cleber Cajun e Otânia Freire.
A edição traz novos parceiros: o Casarão 107, na Rua Ângelo Custódio, um espaço colaborativo voltado para a cultura, música e apreciadores de pizza artesanal, exclusivas da Casa Forno. Com uma arquitetura e design do modernismo brasileiro, o espaço vai abrir no Circular com bazar de produtos locais. Haverá apresentações musicais, a partir das 16h, com Raidol e Marcel Barreto; às 18h, com Marapuama e Reiner; e, às 19h, com Pio Lobato.
Também será realizado o “Corredor Guaymiaba”, das 9h às 13h, uma iniciativa dos moradores da Rua Félix Rocque, na Cidade Velha, que resolveram se inserir como parceiros da rede Circular ocupando a rua com uma programação própria, que inclui brechó, pula-pula e piscina de bolinhas para as crianças, além de comidinhas e bebidas. A partir das 9h, ainda tem a DJ Karol Onça fazendo a discotecagem no ambiente e, às 10h30, tem contação de histórias para as crianças.
Outra boa opção para a garotada é a Casa dos Palhaços Trovadores, que oferece oficinas circenses, às 10h, além de Feirinha de Artesanato aberta até às 17h, e leitura dramática do espetáculo “Lapsus”, com Mario Zumba e Marton Maués. O ingresso é na modalidade “pague quanto quiser”.
CARDÁPIO
Outra novidade é o Purão Vegano. O espaço vai abrir com uma variedade deliciosa de salgados e doces veganos, acompanhados de sucos naturais e chá. O local fica no bairro da Campina, bem em frente ao antigo Buraco da Palmeira. E na programação, às 9h30, tem a contação de histórias “A Árvore de Tomorumu”, com Ester Sá, baseada em um mito dos indígenas Uapixana. Também tem oficina de cosméticos veganos, com Andrea Mendes, às 10h30, e é servido um rico buffet vegano no almoço.
Ainda nas opções gastronômicas desta Circular destaca-se, no Espaço Cultural Valmir Bispo dos Santos, na Campina, o Toró – Gastronomia Sustentável, que chega com o cardápio “O Clima é de Festa Junina”, sob o comando do chef Wagner Vieira. A abóbora será o ingrediente central em receitas únicas. “Vamos ter uma exposição chamada ‘Colagem Analógica: uma didática nada poética’, do artista O Outro, com curadoria minha, o bate-papo ‘Eu Na Foto’, sobre educação e fotografia, além de uma feirinha criativa e shows para acompanhar a gastronomia criativa do Toró”, destaca Úrsula Baía, uma das organizadoras da programação. Os shows são a partir das 12h, com René Ribeiro e o Nota Alta.
EXPOSIÇÕES
E quem volta à programação é o Espaço Cultural Banco da Amazônia, que nesta edição faz o lançamento do catálogo da exposição “Natureza, Arte e Sustentabilidade”, de Francelino Mesquita, com curadoria de Alexandre Sequeira. Das 10h às 11h, o público participa da roda de conversa com o artista e a designer Laís Cabral. A mediação será de Sombra Ribeiro, produtor da mostra. Haverá tradução em LIBRAS. No calçadão, na Presidente Vargas, a partir das 11h, haverá música ao vivo.
LEIA TAMBÉM:
Belém destaca vantagens do “TerPaz Ouvindo as Comunidades”Festividade de Santo Antônio de Lisboa abre agenda juninaA Kamara Kó Galeria (Trav. Frutuoso Guimarães, 611) terá, das 10h às 18h, uma exposição de câmeras obscuras, produzidas a partir da reciclagem de papelão e dotadas de um dispositivo óptico [lupa]. Apesar de ser velha conhecida do circuito, a galeria estreia neste domingo a realização da mini-oficina “Câmera Híbrida: do analógico ao digital”, com primeira sessão das 10h às 12h, e a segunda das 14h às 16h, destinadas adultos e crianças, a partir de 8 anos, acompanhadas por um adulto. A oficina será ministrada por Miguel Chikaoka. A pré-inscrição pode ser feita online, a R$50.
“A gente sempre fez com exposição de artes visuais e agora, como começamos a entrar com a parte educativa, com oficinas, e é a primeira vez da edição com formato de mini-oficinas, que é o lançamento do selo Gotas de Luz. E para essa primeira edição foi convidado o Miguel”, falou a galerista Makiko Akao.
Mais uma novidade desta edição é o Palacete Francisco Bolonha, que abrirá para a visitação guiada, das 9h às 13h. É só chegar e participar. E tem mais palacete junto neste domingo. O Palacete Faciola abre das 9h às 17h. O casarão histórico, localizado na Avenida Nazaré, foi construído em 1901 no contexto da Belle Èpoque. No mesmo prédio, está o Museu da Imagem e do Som do Pará, que vai realizar a primeira edição do “AnimaMIS”, mostra de curtas de animação paraenses, às 10h, com a exibição da série “Os Dinâmicos”. Haverá ainda a participação de Aj Takashi e Tais Sawaki, que farão brincadeiras com as crianças.
REDUTO
Já no bairro do Reduto tem o Arraiá da Vila Prana (Rua 28 de Setembro, 913). Lojas abertas, puxirum no meio da rua, a festa vai até às 16h. O Espaço Vem (Rua Ó de Almeida, 1083) está completando cinco anos com música, gastronomia e economia criativa. E ainda tem a Casa do Fauno (Aristides Lobo), a Casa Stúdio Bohho (Rua Tiradentes, 16), o Antonieta Hostel, Café e Bistrô (Governador José Malcher) e o Memorial Padre Bruno Sechi (Rua Municipalidade, 489).
SERVIÇO
45ª Edição do Circular Campina Cidade Velha.
Quando: Hoje, 4, das 8h às 20h
Detalhes da programação: Instagram @circularcampinacidadevelha

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Destaque

Sair da versão mobile