Notícias
Baixo consumo do carro passa pelo óleo lubrificante
Com a instabilidade dos preços da gasolina, do óleo diesel e do etanol, o motorista tem buscado alternativas para melhorar o consumo do automóvel. E o que talvez muitos não saibam é que o cuidado e o uso correto dos lubrificantes podem ajudar a economizar combustível, além de garantir mais qualidade e tempo de vida ao veículo. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a instabilidade econômica gerada pela guerra entre Rússia e Ucrânia e o preço do petróleo no mercado internacional são alguns dos fatores responsáveis pela oscilação nos valores dos combustíveis. Diante deste cenário, a constante evolução do mercado de lubrificantes automotivos tem ajudado a lidar com a variação dos preços dos combustíveis. A aplicação de óleos totalmente sintéticos contribui para o desenvolvimento de motores mais rentáveis, porque, ao contrário dos óleos minerais, os sintéticos são mais estáveis e homogêneos nas variações de temperaturas que acontecem dentro do motor, mantendo a lubrificação eficiente e gerando esforços mínimos para o funcionamento do motor.
CUIDADOS – Além disso, algumas atitudes do motorista podem ajudar na redução do consumo. Na hora de pegar no volante, é recomendável evitar dirigir com o carro em alta rotação, pois isso eleva a temperatura de trabalho do motor. O pneu também precisa estar bem calibrado, caso contrário pode gerar problemas como ampliar a força necessária do motor e aumentar o uso de combustível – e isto prejudica ainda a suspensão e o sistema de direção, além de causar maior desgaste nos pneus.
A escolha do posto de gasolina é outro fator determinante para poupar o veículo, pois ao abastecer em locais de origem duvidosa, pode se encontrar combustíveis adulterados ou com composição fora da regra determinada pela legislação – que também farão com que o automóvel gaste mais.
A manutenção e o uso do lubrificante ideal são fundamentais para ajudar a economizar combustível. Realizar a troca dos óleos junto com os filtros e no período correto garante não só a economia de combustível, como também a segurança de todos. E para escolher o produto correto, a melhor forma é checar o manual de proprietário do veículo, que traz informações sobre viscosidades e períodos de trocas do óleo. Isto faz com que não ocorram erros na aplicação do produto, além de garantir o uso de lubrificantes de qualidade e homologados, assim como os dos fabricantes.
INOVAÇÃO – Contar com óleos lubrificantes altamente modernos e que atendam as atuais demandas de mercado é crucial para que o automóvel opere com mais precisão e desempenho, porque, com os efeitos da redução de tamanho na estrutura do motor, as cargas de temperatura – às quais os óleos estão sujeitos – estão aumentando significativamente, bem como as condições climáticas que os motores necessitam para funcionar de forma confiável. Em paralelo, surgem novas tecnologias para economia de energia, como o sistema Start-Stop, que desliga o motor automaticamente em momentos em que o veículo esteja parado. Isto exige requisitos especiais de arranque e a confiabilidade de um bom óleo lubrificante, o que o torna ainda mais importante.
Além disso, já existem no mercado óleos lubrificantes com tecnologia que oferece reservas de energia estáveis adicionais a longo prazo. A principal vantagem em optar por este tipo de produto é ter um comportamento otimizado da viscosidade-temperatura, pois a viscosidade depende menos da temperatura e oferece um excelente potencial de desempenho sob condições de funcionamento extremamente quentes ou frias. Diante disso, o motorista garante ao seu veículo um melhor comportamento de arranque a frio (35%) e com tempos de lubrificação até 55% mais rápidos, bem como queda de até 18% no consumo de óleo e redução no consumo de combustível de até 1,7%.
Para não pesar no bolso, o motorista deve prestar atenção não só nas constantes alterações de preços da gasolina, do óleo diesel e do etanol, mas também na periodicidade da manutenção e na qualidade dos óleos aplicados em seu carro. Só assim para garantir o melhor funcionamento do automóvel, ganhar mais tempo de vida útil e economizar combustível. VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias