Conecte-se conosco

Notícias

​Bairros contemplados com TerPaz têm redução de até 70% em crimes violentos letais, em 2023

Publicado

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entre os dias 1º de janeiro a 3 de maio deste ano, os crimes violentos caíram em cinco bairros, como no Jurunas e Condor, que apresentou queda de 70%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados na última sexta-feira (5) pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup. Além das reduções nos crimes violentos letais, houve também considerável queda nos roubos nos bairros contemplados pela política pública “Territórios pela Paz (TerPaz)”.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Jurunas e Condor recebem a sétima Usina da Paz]]

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

[[(standard.Article) Alepa aprova transformação do TerPaz em política de Estado]]

Considerando o crime de roubo, o bairro da Cabanagem, o primeiro a receber o complexo em Belém, registrou este ano, até o momento, 32% de redução em comparação com o ano passado. Já o bairro do Guamá, o último da Capital a ter instalado os serviços da UsiPaz, já contabiliza 34,2% de queda. Além desses, todos os outros bairros contabilizam declínio: Parauapebas (49,9%), Bengui (41,8%), Jurunas/Condor (38,6%), Terra Firme (32,4%), Icuí-Guajará (14,4%), Marituba (11,0%) e Canaã dos Carajás (9,1%).

De acordo com a Segup, a regulação pacífica dos conflitos no interior das áreas atendidas, orientada por padrões não-violentos de sociabilidade e por uma cidadania sem tutela, foram as estratégias adotadas pelo Sistema de Segurança Pública para que os bons resultados fossem colhidos, cita o titular da Segup, Ualame Machado.

“Chegamos com um levantamento de inteligência, com o choque operacional que teve cumprimento de mandados de prisão, abordagens e presença policial permanente, enfim, tudo foi elaborado para permitir que os serviços cheguem para a população e a paz seja mantida. As ações tiveram êxito quando analisamos os números nas áreas atendidas e percebemos a redução”, destaca Ualame Machado.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Crimes Violentos Letais

Segundo dados da Siac, os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam os delitos de homicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, tiveram queda em cinc​​o bairros e se mantiveram em dois.

Em 2023, de 1º de janeiro a 3 de maio, o bairro do Jurunas/Condor, que recebeu a sétima UsiPaz, contabilizou 3 CVLI, sendo uma queda de 70% em comparação com 2022 quando houve 10 registros. Além desse, o bairro da Terra Firme também apresentou queda (66,7%), assim como Parauapebas (20,7%), Guamá (30%) e Canaã dos Carajás (75%). Os bairros de Icuí-Guajará e Bengui tiveram manutenção dos índices de crimes violentos.

Fonte: Polícia – OLiberal.com 

Deixe seu comentário
Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Destaque4 dias ago

Plenária Histórica no PT de Belém: Apoio Maciço à Pré-Candidatura de Edmilson Rodrigues à Prefeitura

Na capital paraense  o Partido dos Trabalhadores de Belém protagonizou na última segunda-feira uma plenária de proporções históricas. Reunindo cerca...

Política1 semana ago

Senador Beto Faro (PT-PA) Assume Liderança da Bancada do PT no Senado

Nesta quarta-feira (21/2), o senador Beto Faro, natural de Bujaru (PA), foi eleito para assumir o comando da bancada do...

Destaque1 semana ago

Prefeitura de Belém instala Sala de Situação do Controle e Combate à Dengue

A Prefeitura de Belém criou a Sala de Situação do Controle e Combate à Dengue, que foi instalada nesta quarta-feira, 21,...

Notícias1 mês ago

Inscrições para concurso de Marituba terminam segunda (29)

A Prefeitura de Marituba encerra, nesta segunda-feira (29), as inscrições para o concurso público que tem como objetivo a contratação...

Notícias1 mês ago

Morre Valdir Acatauassú, secretário-adjunto de obras do Pará

Morreu na manhã deste domingo (28), o secretário-adjunto de Obras Públicas do Pará (Seop), Valdir Parry Acatauassú, aos 59 anos....

Notícias1 mês ago

Ex-BBBs apoiam e defendem Davi do BBB24 nas redes sociais

O clima da casa do Big Brother Brasil de 2024 não está muito amigável, principalmente para o lado do participante...

Notícias1 mês ago

Angoulême 2024: destaques e vencedores revelados

Angoulême, França – Encerrando sua 51ª edição, o Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême premiou talentos excepcionais durante a cerimônia...

Destaque