Conecte-se conosco

Notícias

​Bairros contemplados com TerPaz têm redução de até 70% em crimes violentos letais, em 2023

Publicado

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entre os dias 1º de janeiro a 3 de maio deste ano, os crimes violentos caíram em cinco bairros, como no Jurunas e Condor, que apresentou queda de 70%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados na última sexta-feira (5) pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup. Além das reduções nos crimes violentos letais, houve também considerável queda nos roubos nos bairros contemplados pela política pública “Territórios pela Paz (TerPaz)”.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Jurunas e Condor recebem a sétima Usina da Paz]]

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

[[(standard.Article) Alepa aprova transformação do TerPaz em política de Estado]]

Considerando o crime de roubo, o bairro da Cabanagem, o primeiro a receber o complexo em Belém, registrou este ano, até o momento, 32% de redução em comparação com o ano passado. Já o bairro do Guamá, o último da Capital a ter instalado os serviços da UsiPaz, já contabiliza 34,2% de queda. Além desses, todos os outros bairros contabilizam declínio: Parauapebas (49,9%), Bengui (41,8%), Jurunas/Condor (38,6%), Terra Firme (32,4%), Icuí-Guajará (14,4%), Marituba (11,0%) e Canaã dos Carajás (9,1%).

De acordo com a Segup, a regulação pacífica dos conflitos no interior das áreas atendidas, orientada por padrões não-violentos de sociabilidade e por uma cidadania sem tutela, foram as estratégias adotadas pelo Sistema de Segurança Pública para que os bons resultados fossem colhidos, cita o titular da Segup, Ualame Machado.

“Chegamos com um levantamento de inteligência, com o choque operacional que teve cumprimento de mandados de prisão, abordagens e presença policial permanente, enfim, tudo foi elaborado para permitir que os serviços cheguem para a população e a paz seja mantida. As ações tiveram êxito quando analisamos os números nas áreas atendidas e percebemos a redução”, destaca Ualame Machado.

Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Crimes Violentos Letais

Segundo dados da Siac, os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam os delitos de homicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, tiveram queda em cinc​​o bairros e se mantiveram em dois.

Em 2023, de 1º de janeiro a 3 de maio, o bairro do Jurunas/Condor, que recebeu a sétima UsiPaz, contabilizou 3 CVLI, sendo uma queda de 70% em comparação com 2022 quando houve 10 registros. Além desse, o bairro da Terra Firme também apresentou queda (66,7%), assim como Parauapebas (20,7%), Guamá (30%) e Canaã dos Carajás (75%). Os bairros de Icuí-Guajará e Bengui tiveram manutenção dos índices de crimes violentos.

Fonte: Polícia – OLiberal.com 

Deixe seu comentário
Advertisement
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias1 dia ago

Hospital Regional de Marabá Oferece Atendimento Especializado para Gestantes de Alto Risco

Deiglaine Gomes Vieira, de 28 anos, residente em Nova Ipixuna, está grávida de oito meses e, devido à hipertensão e...

Destaque1 dia ago

Governo do Pará Declara Utilidade Pública para Desapropriação em Belém

O Governo do Estado do Pará anunciou a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação de imóveis localizados na...

Destaque2 dias ago

Governador do Pará e Líderes Judiciais Firmam Acordo para Combater Violência contra Mulheres no Marajó

Em uma sessão histórica realizada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, uniu forças com...

Destaque3 dias ago

Pará Registra Queda de 29% nos Alertas de Desmatamento em Maio e Obtém Maior Redução da Amazônia Legal

O estado do Pará continua a avançar de maneira significativa na luta contra o desmatamento. Em maio de 2024, o...

Destaque1 mês ago

Dupla é Presa em Belém Após Roubo de Carro e Sequestro Relâmpago

Na noite da última terça-feira, 14, a polícia prendeu uma dupla de assaltantes no início da avenida Augusto Montenegro, próximo...

Cultura2 meses ago

Barcarena promove Escuta Cultural para implementação da Política Nacional Aldir Blanc

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na manhã desta quinta-feira (18) a...

Notícias2 meses ago

Confissão de Suspeito Impulsiona Investigação e Pode Desmantelar Grupo Criminoso em Ananindeua

Uma recente operação policial em Ananindeua, Pará, desencadeou uma série de desenvolvimentos cruciais na investigação de uma organização criminosa atuante...

Destaque