Notícias
Acordos, planos e projetos: o 1° dia Cúpula da Amazônia
Chegou ao fim o primeiro dia de debates da Cúpula da Amazônia, evento realizado nesta terça-feira (08) no Hangar, em Belém (PA). Desde o início da manhã, chefes de Estado apresentaram suas preocupações referente às mudanças climáticas, além das pautas que julgaram necessárias.
A reunião, assim como aconteceu 14 anos atrás, foi conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que intermediou o discurso entre os líderes dos países signatários da OTCA e representantes de movimentos sociais, que estiveram presentes como porta-vozes dos “Diálogos Amazônicos”.
Ao fim do primeiro dia, como antecipado, os presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica entregaram a declaração presidencial com ações em comum no sentido de combater as mudanças climáticas e avançar com ações estratégias de desenvolvimento sustentável.
|
Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:
Entre as decisões definidas no extenso documento, destacam-se:
– Implementação da Declaração de Belém
– Fortalecimento institucional da OTCA
– Criação do Foro de Cidades Amazônicas
– Institucionalização do Parlamento Amazônico
– Ações de reconhecimento das culturas amazônicas
– Promover sistemas de saúdes universais com base nas características dos respectivos territórios e da região amazônica
– Promover economia para o desenvolvimento sustentável+ Clique aqui e leia na íntegra a declaração presidencial da OTCA
Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias