Conecte-se conosco

Notícias

SeloVerde aumenta a transparência e favorece regularização

Publicado

Como parte dos esforços do Governo do Pará em garantir maior transparência e sustentabilidade na cadeia produtiva da pecuária, a plataforma “SeloVerde” tem se destacado como uma ferramenta pioneira e essencial para a divulgação das informações de rastreabilidade ambiental das propriedades e sua produção. Essa iniciativa é um destaque da edição de setembro da revista AgroPará, que aborda as inovações e avanços na agricultura e pecuária do estado.
Lançada em 2021 pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a plataforma tem como objetivo principal reduzir o desmatamento e mitigar as mudanças climáticas, solidificando o estado do Pará como líder na implementação de um sistema público, totalmente gratuito, de divulgação dessas informações.
A mais recente atualização do SeloVerde, apresentada durante os Diálogos Amazônicos no início do mês, introduziu um mapa de alta resolução, aprimorando ainda mais a gestão territorial e a certificação de produtores envolvidos na pecuária. A versão 2.2 ganha ainda mais relevância ao oferecer informações que contribuem diretamente ao Plano Estadual Amazônia Agora, estratégia ambiental de maior impacto no estado.Conteúdos relacionados Agro: Governo Lula facilita acesso de agricultores a fundoVencedor da categoria Cacau recebe o Troféu Agropará
Em uma entrevista exclusiva concedida à equipe do AgroPará, Mauro O’de Almeida, titular da Semas, abordou diversos aspectos do “SeloVerde” e seu papel na transformação da pecuária paraense:
O que motivou a criação do SeloVerde?
No Pará, há um Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o MPF e o setor produtivo da carne, que examina apenas o último vendedor para os frigoríficos. O “SeloVerde”, por sua vez, identifica múltiplas camadas, abrangendo desde a criação até a engorda dos animais e verificando possíveis passivos ambientais. Isso aumenta a transparência e favorece a regularização ambiental.
Como funciona a ferramenta?
O sistema é basicamente para fazer a rastreabilidade da cadeia da pecuária. Verificar se aquelas pessoas que vendem para os frigoríficos têm passivo ambiental, para que a gente possa, dentro de um contexto de agregação de valor, fazer com que o nosso setor produtivo pecuário tenha uma maior transparência e agregação de valor, além de promover a sustentabilidade.
O que se espera identificar com os dados coletados?
Esperamos identificar os envolvidos no desmatamento na cadeia produtiva e buscar a regularização ambiental desses produtores. O “SeloVerde” é uma ferramenta de controle e comando, com foco na regularização, não apenas na punição, então isso é um ponto que precisa ficar claro em relação ao uso da ferramenta.
Quais são os pilares da operação da plataforma?
A plataforma opera a partir de dois pilares fundamentais: o diagnóstico ambiental de cada propriedade rural cadastrada nos bancos de dados públicos e a rastreabilidade agropecuária, com o mapeamento de todos os fornecedores e pecuaristas. Com isso, a ferramenta vem auxiliar na tomada de decisão com informações claras e transparentes disponíveis na plataforma.
Como a ferramenta auxilia na tomada de decisões para evitar a comercialização de carne proveniente de desmatamentos?
O SeloVerde 2.2, que é a nova versão da ferramenta, fornece informações para o TAC do Ministério Público Federal e dessa forma acionamos os mecanismos de dentro do conteúdo do Termo de Ajustamento de Conduta. Diante deste processo é que conseguimos atuar para que cesse a irregularidade ambiental, que possivelmente o vendedor tenha em seus domínios.
O que torna essa ferramenta única e pioneira no Brasil?
Embora existam outros sistemas privados de rastreabilidade, o nosso é mais completo. Além disso, é uma plataforma pública, ou seja, são informações que podem ser acessadas por qualquer um e de forma gratuita. E por fim, a partir daí, temos a possibilidade de fazer a regularização ambiental do nosso território paraense na cadeia de suprimento de carne.
Isso representa um avanço para a Semas?
A plataforma “SeloVerde” do Pará não apenas destaca o compromisso do Estado com a transparência na pecuária e na proteção ambiental, mas também serve como modelo de inovação. Isso fortalece nossas estratégias para um território paraense mais sustentável. O link para acesso a ferramenta é: semas.pa.gov.br/seloverde.
A ferramentas se junta a outra que a pasta está construindo ou já construiu, como o CAR 2.0, uma iniciativa inédita no país que alia tecnologia e inovação no processo de cadastro e regularização de propriedades rurais e o Módulo de Inteligência Territorial (MIT), plataforma de monitoramento dos compromissos assumidos no Plano Estadual Amazônia Agora, evidenciando o momento de transformação digital da Semas. 

|

Texto Auxiliar: Alinhamento Texto Auxiliar: Link Externo: Alinhar à esquerda: Alinhar à direita: Alinhar ao centro: Fullscreen: Fullscreen Exit: Conteúdo Sensível:

  

Publicidade
📢 Quer ficar por dentro das últimas notícias em primeira mão? Não perca tempo! Junte-se ao nosso canal no WhatsApp e esteja sempre informado. Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo:

Fonte: DOL – Diário Online – Portal de NotÍcias 

Deixe seu comentário

Facebook

Redes Socias

"

Últimas Notícias

Notícias3 semanas atrás

Tribunal Eleitoral do Pará valida votos de Gladiston Lopes e redefine composição da Câmara de Barcarena

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em decisão proferida pela desembargadora Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira, revalidou nesta...

Educação3 semanas atrás

Municípios do Norte e Nordeste do Brasil avançam em saúde, educação e proteção infantil com apoio do Selo Unicef

Nos últimos anos, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil registraram melhorias significativas nas áreas de saúde, educação...

Notícias4 semanas atrás

Banpará abrirá 40 vagas em concurso público para nível médio e superior em todo o estado

O Banco do Estado do Pará (Banpará) publicará na próxima semana o edital de seu novo concurso público, que visa...

Mundo4 semanas atrás

Idosa de 107 anos viraliza nas redes ao exibir “chifre” de 10 cm na testa

Uma idosa chinesa de 107 anos, identificada apenas como Chen, tornou-se viral nas redes sociais nas últimas semanas devido a...

Negócios1 mês atrás

Sesc em Santarém inscreve para cursos de Corte e Costura

Com foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado de uma nova profissão, o Sesc em Santarém inscreve para os...

Negócios1 mês atrás

Especialistas discutem soluções para impulsionar a indústria de Itaituba

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da Redes, promove no dia 6 de novembro o...

Saúde1 mês atrás

Surto de Febre Tifoide no Bairro do Jurunas, em Belém, Alerta Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre tifoide no...

Destaque